Bahia

Cozinha Baiana

Conheça o godó de banana verde, receita que carrega a história do garimpo na Chapada Diamantina

Alimento comum entre os garimpeiros do Vale do Capão, o prato livrou muitas famílias da fome extrema

Brasil de Fato | Lençóis (BA) |
O godó pode ser servido com galinha caipira ou carne cozida, mas Danúbia também serve em seu restaurante uma versão vegana como acompanhamento - Foto: Reprodução

O Cozinha Baiana traz um pouco da história do garimpo na Bahia contada através de um prato típico da Chapada Diamantina, o godó de banana verde. O prato surgiu na vila de Caeté-Açu, mais conhecida como Vale do Capão, no município de Palmeiras, durante o período do auge do garimpo. E quem conta pra gente essa receita e história é Danúbia Santos Costa. A cozinheira, que nasceu e se criou em Caeté-Açu, hoje comanda o restaurante Godozeiras do Vale, que fica na Rua dos Brancos, caminho pra diversas trilhas do Vale do Capão.

Danúbia conta que o godó é uma comida típica do Vale do Capão. Na época do garimpo, os trabalhadores costumavam prepará-lo com carne seca, um alimento rico em proteína e que dura mais tempo sem estragar. O godó era levado para a serra e, basicamente, era o que alimentava os garimpeiros enquanto permaneciam por lá. Depois, na década de 1930, quando o território passou por um período de recessão muito grande, o godó de banana verde livrou muitas famílias da fome extrema. 

A cozinheira conta que, nessa época, muitas famílias do Vale do Capão tinham vergonha de que vissem cascas de banana na louça que era lavada na fonte, um local comunitário de uso da água na Vila. “Uma tia conta que ela escondia as cascas da banana pras pessoas não verem que ela estava comendo godó”, lembra. 

“O godó de banana representa muito os meus ancestrais. Quando surgiu a ideia de fazer o restaurante, eu pensei: as pessoas quando viajam buscam a culinária local, pratos que só existe ali naquele lugar. E o prato que representa a gente aqui do Vale do Capão é o godó de banana”, explica.

Danúbia ensina pra gente a receita:

Ingredientes

Banana verde
Limão
Alho e cebola para refogar
Hortelã e açafrão a gosto

Modo de preparo

Descasque a banana verde debaixo d’água, corte em pedaços pequenos também debaixo d’água e esprema um limão para lavar. Escorra a água e reserve;

Refogue cebola e alho batido com sal, acrescente duas folhas de hortelã e açafrão a gosto;

Acrescente a banana e água até cobrir a banana e em seguida deixe cozinhar de 10 a 15 minutos na panela de pressão;

Depois de cozido, machuque um pouco no pilão, dentro da panela mesmo. Deixe na textura de um purê encorpado, com pedaços de banana.

O godó pode ser servido com galinha caipira ou com carne cozida. Danúbia também serve em seu restaurante uma versão vegana, com legumes cozidos no vapor, azeite e orégano.

Edição: Lorena Carneiro