Bahia

Agronegócio

Lula deve chegar à Bahia amanhã (06) para participar de feira do agronegócio

Presidente e ministros devem estar presentes à abertura da Bahia Farm Show, no município Luís Eduardo Magalhães

Salvador |
Lula e Jerônimo devem participar da abertura de evento do agro em Luís Eduardo Magalhães - Divulgação/Bahia Farm Show

O presidente Luís Inácio Lula da Silva e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, devem participar amanhã (06) da abertura de um dos maiores eventos do agronegócio do Norte e Nordeste, o Bahia Farm Show, que acontece anualmente no município de Luís Eduardo Magalhães, oeste da Bahia. A presença foi confirmada pela organização do evento, mas não consta na agenda oficial do presidente.

Na programação, estão previstas mesas com temas como “Segurança no campo e direito de propriedade para o agro em 2023” e “Medidas jurídicas e legislativas para combater as invasões de terra no Brasil”. É anunciada também a presença de deputados e senadores da bancada ruralista, além de diversos empresários do agro de todo o país.

Dentre estes, a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), organizadora do evento, destaca a presença de representantes da região do Matopiba (Maranhã, Tocantis, Piauí e Bahia), fronteira agrícola que vem sendo explorada pelo agronegócio e é palco de intensos conflitos com povos e comunidades tradicionais.


Luís Eduardo Magalhães


O município que sedia o evento, Luís Eduardo Magalhães, foi criado em 1998, e leva o nome do filho do senador Antônio Carlos Magalhães. E é responsável por 60% da produção de grãos do estado da Bahia, de acordo com dados do IBGE de 2018.

Nas eleições de 2022, Luís Eduardo Magalhães foi um dos dois únicos municípios baianos em que Lula não teve maioria dos votos: foram 41,43%, contra 54% de votos para Bolsonaro. Também Jerônimo Rodrigues teve poucos votos no município, chegando a ficar atrás de João Roma (PL).

 

Edição: Gabriela Amorim