Minas Gerais

RESISTÊNCIA

Em MG, caminhadas em defesa da água denunciam o avanço da mineração

Moradores de região rica em bauxita temem que exploração do mineral seque as nascentes

Belo Horizonte |
Haverá manifestações em Manhumirim e Belisário, ambas na região da Serra do Caparaó - Prefeitura de Manhumirim

Em resposta à tentativa de avanço da mineração de bauxita, municípios mineiros se mobilizam neste fim de semana. No sábado (23), acontece a “III Caminhada Regional em Defesa das Águas do Caparaó”, em Manhumirim. Já no domingo, a cidade de Belisário, que fica na região da Serra do Brigadeiro, terá a “Romaria em Defesa das Águas”. 

No dia 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água e os movimentos denunciam que a atividade minerária, com seu potencial poluidor e degradador, coloca em risco a segurança dos recursos hídricos de Minas Gerais. 

:: Saiba mais: Em MG, mineração coloca em risco segurança hídrica de comunidades ::

Um dos empreendimentos que busca atuar na região rica em bauxita, mineral fundamental para manter as nascentes carregadas, é a mineradora Curimbaba. A população teme que, além da seca, a mineração inviabilize outras atividades desenvolvidas pelas comunidades, como a agricultura. 

“A mineração é uma ameaça ao nosso território e a caminhada é uma ação que nos fortalece como movimento. Independente de qual mineral seja, além do impacto nas águas, a mineração também aumenta a violência e piora a qualidade do ar, por exemplo”, explica Marleidiam Portes de Freitas, uma das organizadoras da romaria em Belisário. 

“No caso da mineração da bauxita ainda tem uma questão em particular, porque ela cumpre o papel na natureza de absorver a água e ir soltando no lençol freático, durante o período de seca. Ao minerar, a tendência é secar, impactando na nossa sobrevivência”, complementa. 
 

Edição: Leonardo Fernandes