Rio Grande do Sul

EDUCAÇÃO PÚBLICA

Volta às aulas em São Leopoldo tem show de Papas da Língua e palestra de Leandro Karnal 

Cerca de 30 mil alunos retornam para as 50 escolas da rede municipal de ensino nesta quarta-feira (21)

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A atividade que deu início ao ano letivo reuniu mais de 1.500 professores e professoras da rede municipal, no Auditório Padre Werner (Unisinos) em duas sessões - Foto: Thales Renato Ferreira/PMSL

Milhares de estudantes retornam para as salas de aula nesta quarta-feira (21), na cidade de São Leopoldo, Vale dos Sinos, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Para recepcionar a comunidade escolar a prefeitura realizou na terça-feira (20), uma palestra com o professor, escritor e historiador leopoldense Leandro Karnal, e na segunda-feira (20) um show com a banda gaúcha Papas da Língua e a Escola de Samba Império do Sol. 

:: Professores e servidores protestam durante discurso de Eduardo Leite na Assembleia gaúcha ::
 
"Que alegria voltar à minha cidade e falar para colegas sobre um tema que me entusiasma", iniciou Leandro Karnal, na abertura da palestra “Educação para o futuro: esperançar é preciso”. A atividade que deu início ao ano letivo reuniu mais de 1.500 professores e professoras da rede municipal, no Auditório Padre Werner (Unisinos) em duas sessões.  

Durante pouco mais de uma hora, Karnal falou sobre a profissão de ensinar, comportamento, saúde física e mental, entre outros. Seus ensinamentos, em alguns momentos, se entrelaçaram às suas histórias com a cidade. A iniciativa foi promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SMED) com apoio do SESC São Leopoldo.


 
“É sempre muito bom começar o ano escutando pessoas experientes e da casa, como é o caso do Karnal. Esta acolhida especial é um presente para este início de ano. Só temos a agradecer a oportunidade de ouvir as palavras dele, que é uma sumidade em educação no Brasil e que tem o nosso respeito”, destaca a professora na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Otília Carvalho Rieth Cristine Inês Steffen. 

:: Nova roupagem do Escola Sem Partido é criticada no Legislativo gaúcho ::

“Importante refletirmos sobre os valores da escola. Que ela não é apenas um lugar para ensinar as operações matemáticas, gramática, um conteúdo em si. Mas que é um lugar também para abordar valores que auxiliem na transformação da sociedade, pois a escola é um microcosmos da sociedade. Acho que quando a escola e nós professores conseguimos ter esta consciência, sabendo dos desafios, que somos seres humanos e que também temos os nossos defeitos, entendemos o nosso papel e promovemos a semente da mudança nos estudantes e no meio social como um todo”, reflete o professor e coordenador do Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais (Nerer), Carlos Pereira. 

Celebração 

Já na segunda-feira (19), mais de 2 mil pessoas, entre professores, equipes diretivas e trabalhadores da rede municipal de educação e escolar conveniadas, reuniram para ouvir a banda Papas da Língua, atração artística principal da abertura festiva do ano letivo, no Museu do Trem. Assim como uma apresentação da Escola de Samba Império do Sol. 

“Depois de um ano de muito trabalho e repleto de grandes conquistas, tudo isto foi preparado para realizar um momento muito especial e dar as boas-vindas, iniciando o período letivo que chega. Esta ação é uma forma de agradecimento e de prestígio. Vamos retornar às aulas com muito alto astral”, declarou o secretário de Educação, professor Ricardo Luz.  
 
Fundada há quase três décadas em Porto Alegre, a banda Papas da Língua tem inúmeros sucessos, sendo destaque nacional e internacional, com diversas de suas músicas em trilhas sonoras de novelas. 

"Acho maravilhoso. A gente precisa desse encontro, desse acolhimento. Rever os colegas, até que estão em outras escolas, ter a oportunidade de se encontrar, de compartilhar algumas vivências. Dá uma energia em se sentir abraçada nesse momento e fortalece a rede de ensino", declara Rosecler Dias Pereira, professora da Escola Municipal João Goulart.


Papas da Língua / Foto: Thales Renato Ferreira/PMSL

Investimentos

Cerca de 30 mil alunos retornam para as 50 escolas da rede municipal de ensino nesta quarta-feira (21). Antes disso, logo depois do encerramento do ano letivo de 2023, a prefeitura e a Smed programaram uma série de reformas e qualificação de espaços em 31 escolas da rede municipal. Foram investidos R$ 2,1 milhões em acessibilidade, conforto, segurança e regulamentação do Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI). Outros R$ 16 milhões serão destinados durante o ano letivo em ações e programas de educação. 

“Temos uma visão de que o mundo que queremos construir, melhor a cada dia, passa efetivamente pela escola, pela educação”, disse o secretário Geral de Governo, Nelson Spolaor, representando o prefeito Ary Vanazzi no evento. “Estive no período de férias com o professor Ricardo visitando reformas em escolas que estavam sendo feitas na parte estrutural, pois o governo precisa garantir uma escola de qualidade”, reforça. 

* Com informações da Comunicação da Smed. 


 

Edição: Katia Marko