Bahia

Encontro de Mulheres

Teia dos Povos realiza IV Encontro de Mulheres em março

Encontro acontece de 05 a 09 de março no Assentamento Terra Vista, em Arataca, no sul da Bahia

Salvador |
Encontro acontece no Assentamento Terra Vista, em Arataca (BA), de 05 a 09 de março - Comunicação - Teia dos Povos

A Teia dos Povos realiza seu IV Encontro de Mulheres, de 05 a 09 de março, no Assentamento Terra Vista, em Arataca (BA). Com o tema "Mulheres em Defesa da Vida: por Terra e Território", o encontro tem o objetivo de consolidar a potência coletiva promovendo a criação e consolidação de redes de ações.

Segundo a Teia, desde a sua formação, em 2012, em seus encontros se reúnem uma grande diversidade de mulheres, incluindo indígenas, quilombolas, povos e terreiros de matriz africana, pescadoras, marisqueiras, quebradeiras de coco, assentadas, mulheres do campo, de favelas e periferias urbanas.

“Compartilhamos saberes, estratégias e sementes de nossos territórios, fortalecendo nossos laços através da troca. Seguindo em frente, nossa intenção é transformar os frutos já colhidos em uma floresta perene; em outras palavras, consolidar nossa potência coletiva em uma sólida rede de ações”, afirma o coletivo.

Durante os cinco dias de encontro, haverá espaço para trocas de saberes, reflexões, práticas, celebrações, rituais e místicas em defesa dos territórios. Dentre os temas abordados, estarão autonomia e soberanias dos povos – alimentar, sementes nativas/crioulas, autocuidado, saúde popular, pedagogia dos povos, terreiro lúdico etc.

Também será celebrado os 32 anos do Assentamento Terra Vista na data da conquista da terra, dia 08 de março, homenageando as mulheres.  

“Somos unidas pelo objetivo comum de defesa dos territórios e da vida. Nosso encontro tem o intuito de consolidar vínculos de confiança, pertencimentos e apoios mútuos entre nós, ao passo em que damos visibilidade às nossas trajetórias, lutas e criações. A terra é feminina e, juntas, geramos vidas. Somos guardiãs e protetoras das águas e das florestas”, afirma.

A Teia destaca que, no atual contexto social e político, as mulheres estão à frente das lutas em defesa da terra e do território, e por isso sofrem constantes e crescentes ataques. Daí a importância de promover encontros entre essas mulheres, para fortalecer sua luta e resistência.

“Teremos a oportunidade de conhecer e fortalecer os trabalhos que são desenvolvidos nas comunidades, tanto materiais, como espirituais – várias formas de exercer nossa conexão com a vida”, diz o coletivo.

Mais informações sobre o encontro podem ser solicitadas através do (21) 9 8899-0217

Edição: Gabriela Amorim