Rio Grande do Sul

EDUCAÇÃO PÚBLICA

CPERS denuncia o desmonte da educação e do Estado nas praias e balneários gaúchos

A onda amarela alertou veranistas sobre as consequências e o impacto das privatizações realizadas pelo governo estadual

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Durante as abordagens, as principais pautas foram as consequências e o impacto das privatizações realizadas pela atual gestão de governador Eduardo Leite (PSDB) - Foto: CPERS/Sindicato

Mesmo no período de férias, educadores(as) de todo o estado, que integram o Conselho Geral do CPERS - Sindicato, percorreram o Litoral gaúcho neste sábado (27) e domingo (28). Nesta primeira etapa da Caravana foram abrangidas as praias de Torres, Capão da Canoa, Quintão, Magistério, Tramandaí, Arroio do Sal, Xangri-Lá, Pinhal, Cidreira e Imbé.

Na segunda etapa, que será realizada nos dias 2 e 3 de fevereiro, o Sindicato estará no Litoral sul, na região de Pelotas e Rio Grande.

:: ‘A Educação gaúcha está destroçada’, afirma vice-presidente do Cpers, Alex Santos Saratt ::

A presidenta do CPERS, Helenir Aguiar Schürer, explica que o objetivo da caravana é alertar a sociedade quanto ao descaso do governo de Eduardo Leite (PSDB) e expor que, infelizmente, mais um ano letivo iniciará com problemas sérios de estrutura e manutenção nas escolas estaduais. 

“Estamos realizando essa caravana para denunciar o descaso e a desvalorização dos trabalhadores em educação, aposentados e da ativa, e queremos que o governo abra uma mesa de negociação para podermos discutir os baixíssimos salários dos funcionários de escola. Ele mesmo já apontou em reunião com o CPERS a possibilidade desses servidores passarem a receber um básico de R$ 1,5 mil. Funcionários esses que ganham menos do que um salário mínimo atualmente”, ressaltou.

O grupo dialogou com veranistas munidos de panfletos e materiais informativos que denunciavam os problemas estruturais nas escolas, o processo de municipalização das escolas estaduais, a desvalorização salarial da categoria, o escândalo das isenções fiscais, a morosidade para atender a população em situações de crise e as privatizações dos serviços públicos essenciais.

:: Governo nomeia 1.542 novos professores estaduais; Cpers reivindica mais concursos ::

“Denunciamos os desmontes do governo do estado para com a escola pública e para com os trabalhadores em educação. Entregamos o material estimado e tivemos uma boa receptividade por parte dos veranistas e muitos apoios nos incentivando e nos animando para continuarmos a luta para enfrentar este governo, que veio para destruir os serviços públicos do Rio Grande do Sul”, afirma a diretora do Sindicato Vera Lessês. 

Pressão ao vice-governador

Durante a passagem da Caravana do CPERS pela praia de Xangri-lá, os representantes do Sindicato encontraram o vice-governador do Estado, Gabriel Souza (MDB), que participava de um evento na região. A comitiva aproveitou para apresentar as pautas urgentes da categoria e reforçar a importância da valorização dos educadores(as). 


A diretora do CPERS Carla Cassais expressou a dificuldade de diálogo com o governador e pediu que o vice interceda pela educação / Foto: CPERS/Sindicato

A diretora do CPERS Carla Cassais expressou a dificuldade de diálogo com o governador e pediu que o vice interceda pela educação. 

“Ressaltamos para o vice-governador que a situação está difícil e solicitamos poder contar com a compreensão dele. Expomos a necessidade de um concurso para funcionários, da urgente valorização para os trabalhadores da educação e também a situação dos aposentados”, comentou Carla.


Edição: Katia Marko