Bahia

Encontro do MST

Começa nesta terça (19) o 36o Encontro Estadual do MST na Bahia

Durante o evento será realizado também o encerramento da Campanha de Alfabetização Sim, Eu Posso!

Salvador |
Encontro Estadual do MST-BA começa nesta terça-feira (19) - MST-BA

Entre os dias 19 e 22 de dezembro, no Parque de Exposição, em Salvador (BA), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realiza o seu 36º Encontro Estadual. De acordo com os organizadores, o encontro é um momento de mística para os militantes, mas também de estudo e preparação para as ações dos 40 anos do movimento.

Ainda durante o encontro estadual será celebrado o encerramento da Campanha de Alfabetização Sim, Eu Posso! Realizada em parceria entre o MST, a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e a Secretaria Estadual de Educação (SEC), a campanha foi responsável pela alfabetização de cerca de 3,5 mil pessoas em 16 municípios baianos.

Ao longo dos quatro dias de encontro, serão discutidos diversos assuntos como a crise climática e a produção de alimentos, organização da produção, saúde mental, questão racial, as eleições de 2024 e os 40 anos do MST. O encontro abrigará ainda as assembleias do coletivo LGBTQIA+, da Juventude Sem Terra e a assembleia geral de Homens e Mulheres contra o Patriarcado.

Dentre as presenças confirmadas para o evento estão o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT); o presidente do Incra, Cesar Aldrighi; e a secretaria estadual de Saúde, Roberta Carvalho.


Encontro Estadual irá reunir militância do MST-BA no Parque de Exposições em Salvador / Coletivo de Comunicação MST-BA

Confira abaixo a programação completa:

Dia 19/12
9h: Ato de abertura, com Valmir Assunção, deputado federal PT-BA; Rose Rodrigues, INCRA; e Cesar Aldrighi, presidente do INCRA.

14h: Análise de Conjuntura, com João Paulo Rodrigues, coordenação nacional do MST

16h: Políticas públicas para o campo: desafios e lutas para 2024, com Eliane Oliveira, direção nacional do MST na Bahia

20h: Assembleia do Coletivo LGBTQIA+ Sem Terra

Dia 20/12
9h: Programa Agrário do MST, com Zé Ricardo, setor de Formação do MST

11h: O MST e a cultura: rumo aos 40 anos e ao 7o Congresso Nacional, com Carla Loop, setor nacional de Cultura do MST

14h: Ato místico em reconhecimento da história do MST

15h: Conjuntura agrária, crises climáticas e Plano Nacional Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis, com Meriely Oliveira, coletivo estadual do Plano Nacional Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis

16h: Assembleia Geral de Homens e Mulheres contra o Patriarcado

20h: Assembleia da Juventude Sem Terra

Dia 21/12
9h: Organização da produção: desafios e potencialidades, com Débora Nunes, coordenação nacional MST; e Isaias Sena, direção estadual do MST-BA

11h: Saúde e adoecimento mental: como cuidar e evitar as violências, com Paula Sassaki Coelho, psicóloga e setor de Gênero do MST; Adalton Ninas, coordenação do Programa Mais Médicos – Sesab

14h: A transversalidade da questão racial na democratização do acesso à terra, com Lucinéia Durães, coordenação nacional do MST; Ailton Ferreira, Seades-BA; e Fabya Reis, secretária de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades)

16h: Ato de Formatura da Campanha de Alfabetização Sim, Eu posso na Bahia

Dia 22/12
9h: Eleições 2024: desafios e perspectivas, com Vera Lúcia Barbosa, Secretaria de Movimentos Sociais do PT; Evanildo Costa, direção nacional do MST-BA

10h30: Calendário organizativo de 2024

11h30: Eleição da Direção Estadual MST-BA

12h30: Ato de encerramento

Edição: Gabriela Amorim