Bahia

Hortas comunitárias

Edital visa apoiar criação de hortas comunitárias em áreas urbanas e periurbanas da Bahia

Edital de chamamento público recebe propostas até o dia 09 de dezembro

Salvador |
Edital irá apoiar projetos de hortas comunitárias em áreas rurais e periurbanas em diversos territórios do estado - SDR-BA

O edital Viva Horta, da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) da Bahia está com inscrições abertas até o dia 09 de dezembro. O edital irá financiar a implantação de hortas comunitárias rurais e periurbanas nos territórios metropolitano de Salvador, Litoral Sul, Sudoeste Baiano, Litoral Norte, Agreste Baiano, Sisal e Portal do Sertão.

O investimento para isso será de R$ 4,2 milhões e tem como meta beneficiar diretamente 5.730 famílias desses territórios. Podem apresentar propostas organizações da sociedade civil que representem agricultores familiares, comunidades quilombolas, povos tradicionais e povos de terreiro, ciganos e associações vinculadas aos projetos residenciais do Minha Casa, Minha Vida situados em áreas rurais e periurbanas, que estejam em situação de vulnerabilidade econômica e social e que tenham famílias inscritas no CadÚnico.

O edital ressalta que a produção de hortas no meio rural e periurbano é importante para garantia da segurança alimentar de comunidades em situação de pobreza e extrema pobreza, sendo uma importante fonte de renta alternativa para suas famílias.

A SDR entende que as hortas rurais e periurbanas são um sistema para cultivo de hortaliças, frutíferas e criação de pequenos animais, cujo principal objetivo é possibilitar a produção agroecológica e sustentável. Um processo que ocorre por meio do manejo sustentável, nas quais a própria comunidade é envolvida no desenvolvimento de ações sustentáveis que atendam às demandas locais de produção. Essas iniciativas visam ainda a venda do excedente da produção, fomentando a criação de cadeias curtas de distribuição de alimentos produzidos de maneira saudável e com articulação comunitária.

As propostas para o edital podem ser entregues presencialmente na SDR ou enviadas via Sedex até o dia 09 de dezembro. O edital e mais informações estão disponíveis no site da Secretaria.

 

Edição: Gabriela Amorim