Bahia

Novembro Negro

Novembro Negro tem extensa programação na capital

Eventos serão realizados por diversas organizações em vários pontos da cidade, todos com entrada gratuita

Salvador |
Eventos acontecem por toda Salvador até dezembro - IPAC-BA

O Novembro Negro já começou com uma vasta programação de eventos em Salvador. No mês destinado ao enfrentamento ao racismo, estão previstos debates, shows, mostras, exposições, formações etc.

Os Museus mantidos pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) – Solar do Ferrão, MAM, MAB e MAC – terão exposições e outras programações especiais ao longo do mês, inclusive com palestras, seminários, eventos musicais e de cinema. Além disso, no dia 20, será oficialmente anunciada a portaria de criação do grupo de trabalho, no âmbito do IPAC, para analisar as áreas remanescentes de quilombos na Bahia. O objetivo é traçar políticas de tombamento e registro para proteger esses espaços.

Na próxima segunda-feira (13), Instituto Commbne: Comunicação baseada em raça, inovação e etnia realiza o Seminário Commbne – Conexões Afrodiaspóricas, das 9h às 16h, no auditório da Faculdade de Comunicação (FACOM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

O evento traz nomes como o investigador e pan-africanista Miguel de Barros, de Guiné-Bissau; a cineasta e roteirista Viviane Ferreira, diretora-presidente da Spcine e mestra pela Universidade de Brasília (UnB); Ana Flávia Magalhães Pinto, diretora do Arquivo Nacional; Rosane Borges, jornalista, pesquisadora e doutora em ciências da comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP); e Naiara Evangelo, jornalista, doutora em comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e assessora de comunicação do Projeto SETA (Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista).

Na Sociedade Protetora dos Desvalidos (SPD), importante entidade negra criada no século XIX, a programação de eventos segue até dezembro. As exposições de artistas convidados podem ser visitadas até 7 de dezembro. Além disso, dia 23 às 14h, será realizada a Gira Dudu Aye: Vidas Negras em foco; dia 30, também às 14h, Gira Agbara Dudu: Prefeitura de Salvador 2024 em discussão; e dia 7 de dezembro às 14h, Gira Ile Afara: Construindo Pontes Intercontinentais na Diáspora Negra.

Na próxima quarta-feira (15), o Coletivo de Terreiros do Engenho Velho da Federação realiza, às 14h, a 19ª Caminhada pelo Fim da Violência e do Ódio Religioso, com concentração no final de linha do bairro.

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) também irá realizar uma série de palestras e seminários formativos sobre a saúde da população negra, algumas das quais serão online. E no dia 30, a Sesab lança o 3º Edital Saúde da População Negra com Ênfase na Doença Falciforme e Impacto do Racismo na Saúde.

20 de novembro

Ponto alto da programação, o Dia Nacional da Consciência Negra concentra o maior número de ações. Às 7h, a União de Negras e Negros Pela Igualdade (Unegro) promove a 15ª Lavagem da Estátua de Zumbi dos Palmares, na Praça da Sé.

A Coordenação de Entidades Negras (Conen) organiza a 44ª Marcha Zumbi e Dandara dos Palmares, às 14h, saindo da Praça do Campo Grande. A 20ª Caminhada da Liberdade, inciativa do Fórum de Entidades Negras, realiza concentração em frente à Senzala do Barro Preto, no Curuzu, no mesmo horário.

Também no dia 20, ocorre a abertura do Festival Afrofuturismo – Ano V, que acontece simultaneamente em dez espaços do Centro Histórico até 21 de novembro. Promovido pela organização social Vale do Dendê, o evento conta com painéis temáticos, apresentações culturais e ações afroturísticas.

O Colóquio Internacional de Embaixadores Africanos tem início no dia 21, às 19h, no Museu de Arte Contemporânea, com apresentações do Balé Folclórico da Bahia e de Lazzo Matumbi.

Edição: Gabriela Amorim