Bahia

Hip hop

Mano Brown recebe o título de doutor honoris causa da UFSB

Solenidade foi realizada em Itabuna na última quarta-feira, 01

Salvador |
Mano Brown recebe título de doutor honoris causa na UFSB - UFSB

O rapper Mano Brown, recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) na última quarta-feira (01) em sessão especial do Conselho Universitário, realizada no Teatro Municipal Candinha Dórea, em Itabuna (BA).

O Consuni aprovou a proposta da honraria a Mano Brown agosto passado. O objetivo foi homenagear a liderança artística de Brown no cenário nacional do hip hop, além de celebrar a importância do gênero musical como forma de expressão da população negra periférica. A aprovação também integra as comemorações dos dez anos de criação da UFSB, em uma programação estendida ao longo de 2023 com diversas atividades que conectam o histórico da construção institucional e perspectivas de futuras contribuições da universidade ao território.

A concessão de títulos honoríficos é uma prática comum em universidades e é voltada a reconhecer as contribuições acadêmicas, humanísticas e sociais para a sociedade, para a pesquisa e em prol do desenvolvimento do país em suas mais diversas áreas, homenageando docentes, pesquisadores, técnicos, discentes, personalidades nacionais e estrangeiras e entidades nacionais.

Solenidade


O Teatro Candinha Dórea recebeu o público ao som de discotecagem com clássicos do repertório dos Racionais e do hip hop nacional. A solenidade foi precedida por apresentações culturais com rappers regionais: AfroPecado, do Campus Paulo Freire; SolHanna, do Campus Sosígenes Costa; Jane Inácio, do Campus Paulo Freire; e Geração Bantu, do Campus Jorge Amado. No encerramento, a celebração ao movimento hip hop coube aos coletivos Conexão Rap Baiano, de Itabuna, e a Ocupação Hip Hop, do circuito Ilhéus/ Itacaré/ Uruçuca.

A sequência de discursos contemplou as falas do representante dos funcionários terceirizados da UFSB, Jorge Raimundo dos Santos; do representante discente no Consuni, Felipe Soares de Moraes; da coordenadora de Culturas Populares e Relações Comunitárias, e representante dos técnicos administrativos em Educação, Ize Duque Magno; e do decano do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Sosígenes Costa, e relator da proposta da honraria no Consuni, professor Francisco de Assis Nascimento Júnior.

Em seguida, o diploma de Doutor Honoris Causa e o termo de outorga da honraria foram lidos e assinados à mesa da solenidade. E então, foi a vez do homenageado da noite, Pedro Paulo Soares Pereira, o Mano Brown, falar ao público sobre o significado da honraria a ele concedida. Ele agradeceu especialmente aos colegas dos Racionais MS's pela irmandade firmada ao longo dos anos e pela fé nele depositada.

Mencionando brevemente o começo como artista, Brown lembrou que houve uma época em que não tinha a certeza de seu talento, e que foi a amizade profunda com os colegas de grupo que o fez prosseguir e se aprimorar.  Brown reafirmou ter orgulho de sua origem e de se dizer "afrobaiano", ao lembrar da história de vida de sua mãe, que saiu da Bahia para São Paulo, e da sua criação passando por vários terreiros, do cotidiano que sempre foi difícil enquanto jovem da periferia, da solidariedade na humildade. Por isso ele também destacou a importância desse reconhecimento no estado de origem de Dona Ana Soares Pereira: "tinha de ser na Bahia, mesmo".

* Com informações da UFSB.

Edição: Gabriela Amorim