Bahia

Programa de rádio

Edição 80 do programa Brasil de Fato Bahia destaca o debate sobre a segurança pública no estado

Eliane da Paixão, da Rede de Desencarceramento na Bahia, traz uma análise sobre a violência policial

Salvador |

Ouça o áudio:

Programa Brasil de Fato Bahia vai ao ar em 30 rádios comunitárias por todo o estado - Divulgação

A edição 80 do programa Brasil de Fato Bahia traz uma entrevista que analisa a situação da segurança pública na Bahia. Só no mês de setembro, foram registradas mais de 60 pessoas mortas em operações policiais por todo o estado. Nós conversamos sobre essa escalada de violência com Elaine da Paixão, da Frente Estadual pelo Desencarceramento na Bahia.

Tem uma matéria sobre o trabalho de mulheres assentadas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em Arataca, no sul da Bahia. Elas vêm produzindo óleos essenciais, cosméticos e outros outros produtos com ervas medicinais a partir do cultivo agroecológico dessas plantas.

O programa traz ainda um levantamento realizado pela Associação de Pesquisa Iyaleta que mostrou que as regiões norte e nordeste concentram mais da metade dos decretos de emergência climática no país nos últimos anos. Os dados apontam que a vulnerabilidade climática e a desigualdade social estão intimamente ligadas.

E no quadro Cozinha Baiana, tem a participação especial de Thais Ferreira, colunista do Brasil de Fato, em uma prosa sobre comida sertaneja com dona Maria do Raso, cozinheira de mão cheia que tem garantido a guarda de receitas que correm o risco de desaparecer.

O programa Brasil de Fato Bahia também é veiculado nas rádios comunitárias de Anguera, Antonio Gonçalves, Baixa Grande, Brumado, Campo Alegre, Capim Grosso, Conceição do Almeida, Correntina, Cruz das Almas, Inhambupe, Ipiaú, Itaberaba, Itapetinga, Itaetê, Jaguarari, Jiquiriçá, Laje, Macajuba, Miguel Calmon, Nazaré, Paratinga, Piritiba, Quixabeira, Remanso, Ruy Barbosa, Santaluz, Tucano e Xique-Xique.

E está disponível de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato por meio do e-mail.

Edição: Gabriela Amorim