Bahia

Educação do campo

UFRB abre inscrições para mestrado em Educação do Campo

Único curso de mestrado do país em Educação do Campo inscreve até o dia 20 de outubro

Salvador |
Provas de seleção acontecem no Centro de Formação de Professores da UFRB, em Amargosa (BA) - Priscila Regina de Assis Silva

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está com inscrições abertas, até o dia 20 de outubro, para o mestrado profissional em Educação do Campo. Este é o único curso do país desta modalidade voltado apenas para a educação do campo.

O programa oferece 20 vagas divididas em três linhas de pesquisa: Formação de Professores e Organização do Trabalho Pedagógico nas Escolas do Campo; Agroecologia, Trabalho, Movimentos Sociais do Campo e Educação; e Cultura, Raça, Gênero e Educação do Campo. Também há reserva de vagas para pessoas negras (quatro vagas), pessoas com deficiência (uma vaga) e pessoas indígenas, quilombolas e trans (três vagas).

O curso tem o objetivo de promover o diálogo entre a diversidade camponesa e o fazer pedagógico, a fim de contribuir com as práticas pedagógicas de docentes, gestores públicos e articuladores de movimentos e organizações sociais. Também pretende ampliar e qualificar a oferta de educação básica e superior às populações do campo, respeitando a diversidade e a identidade das escolas do campo e das comunidades camponesas.

O público preferencial são profissionais da educação (gestores, técnicos e docentes) e educadores e educadoras que atuam nas escolas do campo, secretarias de Educação, comunidades camponesas (assentamentos, acampamentos, comunidades ribeirinhas, indígenas, quilombolas, de terreiro, fundo e fecho de pasto) e movimentos sociais e sindicatos do campo. Assim, podem se candidatar pessoas com graduação nas diversas áreas do conhecimento.

A primeira etapa da seleção, uma prova escrita, acontece no dia 09 de novembro no Centro de Formação de Professores (CFP) da UFRB, em Amargosa (BA). A seleção ainda terá as etapas de análise do plano de trabalho, entrevista e análise do currículo Lattes. O edital e as inscrições estão disponíveis no site do Programa de Pós-Graduação em Educação do Campo.

 

Edição: Gabriela Amorim