Rio de Janeiro

SOBERANIA NACIONAL

Sessão solene na ABI marca abertura das comemorações pelos 70 anos da Petrobras

Evento realizado pela FUP e FNP contará com painel de debates sobre energia, água, alimentação, saúde e educação

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Agenda de comemoração pelos 70 anos da Petrobras contará ainda com uma mobilização nacional no dia 3/10 - Foto: divulgação FUP

A agenda de celebração dos 70 anos da Petrobras começa nesta sexta-feira (29) com uma sessão solene na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no centro do Rio de Janeiro, que irá relembrar o movimento “O Petróleo é Nosso”, mobilização responsável pela criação da empresa em 1953. 

O evento “Soberania Nacional – O papel da Petrobrás para o Brasil” contará com painel de debates sobre energia, água, alimentação, saúde e educação. A sessão solene é organizada pela Federação Única dos Petroleiros (FUP), Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), sindicatos de petroleiros de todo o Brasil, além das centrais sindicais, partidos políticos e movimentos sociais. A ação conta também com a participação de parlamentares.

“A nossa luta segue pela reversão das privatizações, por emprego e distribuição de renda, por democracia e participação popular e em defesa das estatais, que têm papel fundamental no desenvolvimento do país”, destaca Deyvid Bacelar, coordenador-geral da FUP.

A atividade principal da agenda ocorrerá no dia 3 de outubro. Na ocasião, a FUP e a FNP, junto com associações representantes da categoria petroleira, centrais sindicais, entidades que integram a Plataforma Operária e Camponesa da Água e Energia, a Frente Brasil Popular, a Articulação de Redes, os Comitês Populares e mais de 30 outras organizações sociais e partidos políticos do campo da esquerda, realizarão um ato no centro do Rio de Janeiro que  pretende ser uma grande mobilização nacional pela reconstrução de um Brasil soberano, democrático e com justiça social e ambiental. 
 

Serviço: 

Sessão solene pelos 70 anos da Petrobras

Data: 29/9, às 18h

Local: Salão Nobre da ABI – Rua Araújo Porto Alegre, 71, 9º andar – Centro, Rio de Janeiro

Edição: Jaqueline Deister