Bahia

Programa de rádio

Programa Brasil de Fato Bahia destaca os impactos de empreedimento de energia eólica em Canudos

Programa destaca ainda novo Plano Safra da Agricultura Familiar, clube de leitura quilombola em Jequié e mais

Salvador |

Ouça o áudio:

Programa Brasil de Fato Bahia vai ao ar em 30 rádios comunitárias por todo o estado - Divulgação

O destaque desta semana no Programa Brasil de Fato Bahia são os impactos causados por um grande empreendimento de energia eólica na região de Canudos. Apesar de se apresentar como energia limpa, o empreendimento tem causado impactos ambientais e sociais em onze comunidades tradicionais e mais de 600 famílias.

A entrevistada da semana é Sirley Ferreira, que compõe a coordenação nacional do Movimentos das Mulheres Camponesas (MMC). Ela fala sobre o novo Plana Safra da Agricultura Familiar, que recebeu um acréscimo de 34% em seu orçamento para este ano e tem uma linha específica para mulheres agricultoras.

Em Jequié, uma professora criou um clube de leitura em uma escola quilombola que vem sendo utilizado como tecnologia antirracista. O Clube de Leitura Preta tem apresentado literatura negra aos estudantes e também incentivado a escrita entre os adolescentes.

Nas notícias nacionais, o programa traz a tentativa da Câmara Federal encontrar, junto ao Banco Central, uma forma de diminuir os juros do rotativo do cartão, que atualmente varia em torno dos 400%. E também destaca a desigualdade de acesso a internet mostrada pela nova pesquisa TIC domicílios.

O programa traz ainda mais um episódio da série de reportagens No Rastro das Lutas: Movimentos Populares abrindo caminhos para a democracia no Brasil, produzida com o apoio da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE).

O programa Brasil de Fato Bahia também é veiculado nas rádios comunitárias de Anguera, Antonio Gonçalves, Baixa Grande, Brumado, Campo Alegre, Capim Grosso, Conceição do Almeida, Correntina, Cruz das Almas, Inhambupe, Ipiaú, Itaberaba, Itapetinga, Itaetê, Jaguarari, Jiquiriçá, Laje, Macajuba, Miguel Calmon, Nazaré, Paratinga, Piritiba, Quixabeira, Remanso, Ruy Barbosa, Santaluz, Tucano e Xique-Xique.

E está disponível de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato por meio do e-mail.

Edição: Gabriela Amorim