Bahia

Programa de rádio

Brasil de Fato Bahia retoma programa semanal em rádios comunitárias

A edição de retomada aborda, dentre outros assuntos, o bicentenário da independência do Brasil na BA

Salvador |

Ouça o áudio:

Quadro Alegoria ao 07 de Janeiro de 1823 de Mike Sam Chagas destaca a participação popular na independência do Brasil na Bahia - Reprodução/Mov. Viva Ilha

Neste julho de 2023, em que se comemora o bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, retomamos a produção do programa de rádio Brasil de Fato Bahia. Após essa pausa, chegamos à edição de número 65 do programa semanal que passa a ser exibido em rádios comunitárias de todo o estado.

Esta edição de retomada começa falando justamente sobre o bicentenário do 2 de Julho e a participação popular no processo que resultou na expulsão final dos portugueses de terras brasileiras. Ainda nesse tema, tem entrevista com o prof. dr. Casé Angatu Xukuru Tupinambá, que fala, entre outros assuntos, sobre o protagonismo dos povos indígenas na história da Bahia e do Brasil.

Tem ainda matéria sobre a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (PEAPO), aprovada este ano para a Bahia e que promete alavancar a produção de alimentos sem agrotóxicos no estado. O programa traz também calendário de pagamento do Bolsa Família, o calendário de eventos do Julho das Pretas para esta semana e a queda de dispositivos criados pelo governo Bolsonaro que flexibilizavam o controle dos agrotóxicos.

No quadro Saúde e Comunidade, Liliane de Carvalho, militante do grupo Católicas pelo Direito de Decidir traz uma conversa franca sobre aborto e tabus religiosos. Uma novidade nesta retomada é a série de reportagens No Rastro das Lutas: movimentos populares abrindo caminhos para a democracia e direitos no Brasil. Produzida em parceria com a Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE), a série aborda o papel dos movimentos populares na construção da democracia brasileira ontem e hoje.

O programa Brasil de Fato Bahia está disponível de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato por meio do e-mail.

Edição: Gabriela Amorim