Bahia

35 anos do CT/TCA

Centro Técnico do TCA celebra 35 anos com série de 12 oficinas gratuitas

Oficinas de formação na área de engenharia do espetáculo começam em julho e vão até o final do ano

Salvador |
Série de oficinas gratuitas marca os 35 anos do Centro Técnico do TCA - Divulgação/TCA

Setor dedicado à pesquisa, formação, qualificação, criação, produção, sistematização e difusão de informações sobre engenharia do espetáculo, o Centro Técnico do Teatro Castro Alves (CT/TCA) celebra em 2023 seus 35 anos de fundação e é considerado uma referência nacional desta área. Para comemorar este marco, variadas atividades serão realizadas neste segundo semestre.

Dando início, uma série de 12 oficinas formativas e gratuitas serão realizadas a partir de hoje (11) até o fim do ano. Com duas turmas por mês, serão abordadas diversas técnicas com profissionais de referência em suas áreas. Hoje está sendo realizada uma aula de “Reparo de Manequins de Modelagem”, com Luiz Cláudio Vasconcelos. No dia 20, das 14h às 17h, Maurício Martins ensina “Técnica de Camareira para Teatro”. Inscrições devem ser feitas no site do TCA.

Luiz Cláudio Vasconcellos é designer de moda, figurinista, aderecista e maquiador. Formado em Design de Moda pela Unijorge, habilitado em figurinos, maquiagem, caracterização e adereços, já trabalhou no Centro Técnico do TCA e atuou em muitos espetáculos. Maurício Martins, produtor, cenógrafo, figurinista, aderecista e maquiador, atuou em vários espetáculos teatrais em Salvador, iniciando sua carreira em 1987, como produtor executivo na Cia. Baiana de Patifaria. Em 1995, ingressou no CT do TCA, como aderecista. Na oficina “Técnica de Camareira para Teatro”, ele vai falar da lei trabalhista, entendimento geral da função, importância da camareira para o teatro e o cinema, como se portar nas coxias do palco ou no set de filmagem e kit de trabalho.

Além de dar suporte às montagens realizadas no Complexo, bem como pelos seus corpos artísticos – Balé Teatro Castro Alves (BTCA) e Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) –, o CT fomenta o campo das artes com serviços prestados à comunidade. Artistas e profissionais da cultura encontram neste espaço uma central de conhecimentos sobre cenografia, figurino, maquiagem, som e iluminação cênicas, sendo possível contar com sua expertise, infraestrutura e assessoramento no que tange às tecnologias do espetáculo, valorizando e aperfeiçoando os saberes e fazeres de quem está nos bastidores.

Edição: Gabriela Amorim