Bahia

Subúrbio Ferroviário

Festival Ferrovias abre inscrições para audiovisuais produzidos no Subúrbio

Festival fará exibição gratuita de filmes produzidos no Subúrbio de Salvador em agosto

Salvador |
Festival Ferrovias recebe inscrições de produções audiovisuais até dia 20 de julho - Obmob Salvador

A primeira edição do Festival Ferrovias está com inscrições abertas para receber produções audiovisuais para serem exibidas em agosto. As pessoas interessadas em exibir suas produções podem realizar inscrição até dia 20 de julho através do formulário de inscrição. Serão aceitos filmes de ficção, documentário, animação, videoclipe e obras experimentais.

O festival busca mapear produções realizadas na região do subúrbio de Salvador (BA) com o intuito de promover o encontro entre produtores, roteiristas, diretores e outros membros da cadeia produtiva com a finalidade de estimular a formação e descoberta de novos projetos e talentos. O festival terá uma programação híbrida, com atividades gratuitas de 17 a 20 de agosto nos bairros de Tubarão, Escada, São João do Cabrito e Plataforma.

As produções cinematográficas também podem ser acessadas no formato on-line por 24h após a primeira exibição. A curadoria do Festival irá analisar critérios estéticos/poéticos e técnicos como expressividade, uso criativo da linguagem, roteiro, montagem, direção e a prioridade para 60% produções de realizadores(as) suburbanos(as) para seleção das obras. Também serão aceitos trabalhos que utilizarem o espaço do Subúrbio como temática narrativa e/ou local de produção.

O Festival Ferrovias também traz a proposta de formação com a oferta de oficinas na Escola Comunitária Nossa Senhora de Escada, localizada no bairro de Escada, para difundir conhecimentos da área do audiovisual e incentivar produções locais. Serão selecionados 25 estudantes de escolas públicas via chamada pública, com idades entre 15 e 20 anos e que residam nos bairros do Subúrbio de Salvador. Os encontros terão duração de quatro dias, totalizando 20 horas, com inscrições previstas para o mês de julho.

O projeto Festival Ferrovias foi contemplado no edital Arte Todo Dia, da Fundação Gregório de Mattos.

Edição: Gabriela Amorim