Bahia

Julho das Pretas

Julho das Pretas tem agenda coletiva de atividades na capital e no interior

Ação coletiva nacional terá atividades em 20 estados e no DF. Na Bahia, eventos gratuitos acontecem em várias cidades

Salvador |
Agenda do Julho das Pretas deste ano tem 446 atividades em 20 estados e no DF. Na Bahia, há eventos na capital e interior - Divulgação

A 11ª edição do Julho das Pretas – Mulheres Negras em Marcha por Reparação e Bem Viver já iniciou as atividades em todo o país. Neste ano a agenda coletiva apresenta 446 atividades articuladas por 230 organizações de mulheres negras ou mistas em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Na Bahia, a agenda prevê eventos na capital e em diversas cidades do interior. Dentre elas, rodas de conversa, exposições, ciclos de formação política e diversas outras ações que acontecem nos formatos presencial, virtual e híbrido. A extensa programação conta ainda com atividades do Julho das Pretas nas Escolas, que acontecem em parceria com professores, gestores e estudantes da rede pública e privada.

O tema que norteia as ações do Julho das Pretas em 2023 é Mulheres Negras em Marcha por Reparação e Bem Viver, fazendo referência à construção da 2ª Marcha Nacional das Mulheres Negras, que acontecerá em 2025; ao debate sobre reparação histórica para a população negra; e ao Bem Viver, paradigma que orienta a ação de grande parte dos movimentos de mulheres negras no Brasil, desde o processo de mobilização para a Marcha das Mulheres Negras contra o Racismo a Violência e pelo Bem Viver, que aconteceu em novembro de 2015, em Brasília.

A agenda completa pode ser baixada aqui.

A 11ª edição do Julho das Pretas – Mulheres Negras em Marcha por Reparação e Bem Viver é mobilizada pela Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB), Rede de Mulheres Negras do Nordeste e Rede Fulanas – Negras da Amazônia Brasileira.

Julho das Pretas

O Julho das Pretas é uma ação de incidência política e agenda conjunta e propositiva com organizações e movimento de mulheres negras do Brasil, voltada para o fortalecimento da ação política coletiva e autônoma das mulheres negras nas diversas esferas da sociedade. A ação foi criada em 2013, pelo Odara – Instituto da Mulher Negra, e celebra o 25 de Julho, Dia Internacional da Mulher Negra Afro Latina Americana e Caribenha.

O Julho das Pretas todos os anos traz temas importantes e necessários relacionados à superação das desigualdades de gênero e raça, colocando a pauta e agenda política das mulheres negras em evidência.

Edição: Gabriela Amorim