Bahia

2 de Julho

Comemoração do Bicentenário do 2 de Julho tem eventos gratuitos pelo estado

Comemorações oficiais do Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia iniciam amanhã (30)

Salvador |
Fotos dos desfiles de 2 de Julho estarão em exposição na Fundação Pedro Calmon - Camila Souza/GOVBA

Amanhã, 30 de junho, iniciam oficialmente as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia. O Fogo Simbólico, elemento que representa a união dos povos que lutaram pela independência será aceso na Igreja de Nossa Senhora do Rosário em Cachoeira.

Este ano, o fogo percorrerá dois trajetos diferentes, se encontrando na cidade de Simões Filho no dia 01 de julho. Além do trajeto tradicional, que passa por Cachoeira, Saubara, Santo Amaro, São Francisco do Conde, Candeias, simultaneamente, a chama também percorrerá Mata de São João, Dias D’Ávila, Camaçari, Lauro de Freitas e Simões Filho. Nesta última cidade, as chamas se unificam e vão para Panteão de Pirajá, na capital baiana.

As cidades do Recôncavo Norte foram incluídas no cortejo deste ano após estudos históricos demonstrarem a importância participação dos povos dessas localidades para as batalhas da independência em 1823. Já no 2 de Julho, o fogo chega ao Campo Grande, em Salvador, onde a atleta paralímpica baiana Verônica Almeida acenderá a pira do Fogo Simbólico, a partir das 16h.

Salvador

Além do desfile da celebração oficial do Bicentenário, com cortejo saindo da Lapinha a partir das 7h30, diversos outros eventos estão sendo realizados para marcar a data. O Bando de Teatro Olodum estreia no dia 30, às 19h, o espetáculo A Resistência Cabocla.

As apresentações serão gratuitas na praça do Campo Grande (dia 30 às 19h, dia 01 às 17h e 19h) e no espaço Boca de Brasa Subúrbio 360 (dia 07 às 19h). O espetáculo destaca a história de resistência do povo baiano contra o domínio português e o protagonismo de mulheres, negros e indígenas para garantir a libertação do Brasil.

Também a partir de amanhã (30), a Fundação Pedro Calmon (FPC) realiza a exposição fotográfica Olhares no 2 de Julho. As fotos compõem o acervo da Secretaria de Comunicação do Estado e retratam os olhares sobre os desfiles do 2 de Julho nos últimos anos, registrados por oito diferentes fotógrafos – Adenilson Nunes, Amanda Oliveira, Camila Souza, Carol Garcia, Elói Corrêa, Joá Souza, Manu Dias e Raul Golinelli.

Em alusão ao Bicentenário e aos 77 anos de sua fundação, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) realiza o I Encontro Nacional de Cultura e Arte nas Universidades Federais Brasileiras. O evento deve reunir representantes de pelo menos 15 universidades em uma programação que segue de 03 a 05 de julho. As inscrições ainda estão abertas por meio do site do encontro.


Sol da Bahia, de Orlando Senna, é um dos filmes que estará presente na mostra da Sala Walter da Silveira / Divulgação

A partir de terça-feira (04), a Sala de Cinema Walter da Silveira, localizada na Biblioteca dos Barris, inicia uma programação especial em alusão ao 2 de Julho completamente gratuita. Dentre os filmes a serem exibidos estão “O Corneteiro Lopes”, de Lázaro Farias; “Balizando 2 de Julho”, de Fabíola Aquino e Márcio Lima; e “Sol da Bahia”, de Orlando Senna. A programação completa e as sinopses dos filmes estão disponíveis no site da Sala.

Recôncavo

Durante a passagem do Fogo Simbólico, os municípios do Recôncavo realizam eventos cívicos e cortejos por suas ruas. Em Camaçari, haverá também programação cultural no dia 30, a partir das 10h, na praça Desembargador Montenegro, com atividade cívica prevista para as 12h no Museu de Camassary.

No dia 02, em Cachoeira, a Teia dos Povos realiza uma roda de conversa na Casa Ubuntu. A programação inicia às 8h30 com um ritual de abertura realizado pelos povos de terreiro e povos originários e segue até o final do dia, com o objetivo de rememorar batalhas e afirmar a digna rebeldia dos povos baianos.

Edição: Gabriela Amorim