Rio de Janeiro

UNIVERSIDADE PÚBLICA

UFRJ apresenta cursos e dependências a estudantes do Ensino Médio e de pré-vestibulares

O evento, que é o maior da instituição, volta a ser realizado presencialmente após 4 anos de interrupção pela pandemia

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
lém da feira de estandes dos cursos, a programação inclui palestras, oficinas, visitas guiadas a laboratórios e apresentações culturais - Divulgação

Na próxima semana, de terça-feira (9) a quarta-feira (11), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vai receber alunos do Ensino Médio e de pré-vestibulares para apresentar seus cursos de graduação e suas dependências. O evento, que é o maior da instituição, volta a ser realizado em formato presencial depois de 4 anos de interrupção pela pandemia. A expectativa é de que 6 mil estudantes passem pelo evento.

Leia também: Se Bolsonaro não é culpado, é cúmplice, diz especialista sobre fraudes no cartão de vacina

Além da feira de estandes dos cursos, a programação inclui palestras, oficinas, visitas guiadas a laboratórios e apresentações culturais para as mais de 220 escolas das redes pública e privada esperadas no evento.  

"É uma oportunidade valiosa de troca para esses jovens, que estão prestes a ingressar na universidade – tanto conhecendo novos cursos quanto se aprofundando nas informações das graduações que já conhecem", explica Ivana Bentes, pró-reitora de Extensão da UFRJ, setor responsável pela realização do evento.

Ela conta que muitos dos participantes de edições passadas do evento hoje são alunos dos cursos de graduação. "Ao participarem de um evento como esse, os estudantes do Ensino Médio saem daqui inspirados, querendo voltar à universidade no futuro próximo – e é esse um dos nossos objetivos: aproximar a universidade das instituições de ensino médio", completa Bentes.

Novos cursos

Os estudantes podem ter contatos com cursos exclusivos da UFRJ ou recentes no mercado de trabalho. É o caso de graduações como Engenharia Matemática, Expressão Gráfica e Teoria da Dança.   

"Nos estandes, o público vai poder se informar sobre os cursos, notas de corte, grades curriculares, mercado de trabalho, projetos de pesquisa e extensão e intercâmbios oferecidos pela UFRJ. Também teremos oficinas com dicas sobre os Testes de Habilidades Específicas (THE), obrigatórios para ingressar em cursos como Música, Dança e Arquitetura e Urbanismo", explica Bárbara Tavela, superintendente de Integração e Articulação da pró-reitoria de Extensão da UFRJ. 

As atividades estarão distribuídas pela Cidade Universitária, no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), Centro de Letras e Artes (CLA), Centro de Ciências da Saúde (CCS) e Centro de Tecnologia (CT). 

Três ônibus internos serão disponibilizados para o transporte das turmas escolares entre os diferentes centros do campus onde as atividades irão acontecer. Já o transporte das escolas até a Cidade Universitária será providenciado pelas próprias instituições visitantes. 

Cadastro prévio

Para participar do evento, as escolas devem se cadastrar previamente na página de inscrições do evento. Para mais informações, consulte o site oficial do evento

Em todos os dias de evento haverá mesas de abertura baseadas no tema "UFRJ: do acolhimento à inclusão". As mesas irão reunir representantes da UFRJ e Secretários Municipais do Rio de Janeiro, recebendo o público do evento. 

Serviço

Conhecendo a UFRJ 2023

Quando? 9, 10 e 11 de maio - das 7h às 17h 

Onde? Cidade Universitária da UFRJ

Como participar? mediante inscrição gratuita

Mais informações, clique aqui.

Edição: Mariana Pitasse