Rio Grande do Sul

RECONHECIMENTO

Referência da economia solidária, Nelsa Nespolo é homenageada na Assembleia Legislativa do RS

Deputada Stela Farias (PT) entregou medalha à costureira e fundadora de cooperativas como Univens e Justa Trama

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Nelsa Nespolo recebeu a medalha da 55° Legislatura da Assembleia da deputada Stela Farias (PT) - Foto: Joaquim Moura / Agência ALRS

Referência em economia solidária, organização e geração de renda para mulheres no Rio Grande do Sul, Nelsa Nespolo foi homenageada na Assembleia Legislativa gaúcha, nesta segunda-feira (11), com Medalha da 55ª Legislatura concedida pela deputada Stela Farias (PT). Realizado no Vestíbulo Norte Erico Verissimo, no salão de acesso ao Teatro Dante Barone, o ato contou com a presença de costureiras, dirigentes sindicais e parcerias e da deputada federal Maria do Rosário (PT).

Nelsa é uma das fundadoras da Cooperativa de Costureiras Unidas Venceremos, a Univens, que há 26 anos promove geração de renda para mulheres de Porto Alegre através da economia solidária. A costureira é presidenta da Cooperativa Central Justa Trama, cadeia produtiva que envolve desde o plantio de algodão agroecológico até confecção e comercialização, articulando 600 associados e associadas em cinco estados: Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Ceará e Rondônia.

Na homenagem, a Stela destacou que cooperação é uma palavra chave para compreender o trabalho transformador de Nelsa. “Sintetiza um conceito que mostra que o trabalho em redes e cadeias solidárias pode resolver ao mesmo tempo o problema da luta contra a desigualdade social, a preservação do meio ambiente, garantindo sustentabilidade para quem produz e para quem consome”, disse a deputada, ao citar a organização de mulheres através dos empreendimento produtivos sustentáveis dentro do modelo de economia solidária.

A deputada destacou que a homenagem representa o reconhecimento de lutas em defesa da organização das mulheres em busca da autonomia financeira e da autodeterminação. “A economia solidária nos mostra que é possível uma nova forma de produzir e gerar riqueza baseadas em redes e cadeias produtivas sustentáveis e solidárias.”

Stela disse que a luta de Nelsa se associa à luta histórica de muitas mulheres que tem se organizado para enfrentar o excludente modelo econômico capitalista. “A aliança entre o capital e o patriarcado sempre colocou o homem como o provedor, mesmo quando homens e mulheres produzem juntos. E sempre subordinou as mulheres a esse controle masculino de desenvolvimento. A economia solidária rompe com esse modelo”, destacou Stela. “Por isso falamos que ela traz autonomia econômica e emancipatória para as mulheres, porque rompe com uma cultura machista de subordinação.

Emocionada, Nelsa agradeceu a homenagem recebida. "Pela primeira vez alguém da Economia Solidaria recebe medalha da 55° Legislatura da Assembleia. Obrigada, deputada Stela Farias, por este reconhecimento. Obrigada, deputada Maria do Rosário, por estar conosco. Obrigada às mulheres guerreiras e aos homens guerreiros. Só reforça nossa luta", disse.”

* Com informações da CUT-RS


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Marcelo Ferreira