Rio Grande do Sul

CINEMA

"Mãe Solo" vence categoria do 1º Festival Latino-Americano de Cinema de São Francisco do Sul

Curta dirigido pela gaúcha Camila Moraes que retrata moradoras de comunidades de Salvador levou a categoria Júri Popular

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Documentário baiano “Mãe Solo” tem direção da gaúcha Camila de Moraes - Foto: Divulgação

O filme “Mãe Solo”, da gaúcha Camila Moraes, venceu a Mostra Curtas na categoria Juri Popular do 1º Festival Festival Latino-Americano Fala São Chico, realizado entre os dias 25 e 28 de maio na cidade de São Francisco do Sul (SC). O festival apresentou produções que abordam temas relevantes sobre a cultura indígena, LGBTQIA+, negritude, representação e retratos.

O documentário emocionou a plateia que foi até o Cine Teatro X de Novembro, em São Francisco do Sul, por retratar as histórias de duas mães solo, que expuseram os desafios de maternar sem apoio, acolhimento e renda, conta a assessoria do evento. O filme conta a história moradoras de comunidades da cidade de Salvador (BA).

Presente na sessão de premiação, Camila de Moraes estava emocionada. "Vi pela primeira vez o filme com o público. A gente precisa construir as condições para que as mães negras continuem sua existência", disse ao receber o troféu.

"Mãe Solo" disputou com outros 23 filmes de sete países da América Latina e levou como prêmio o Troféu Panvision e um curso on-line focado no meio Audiovisual da plataforma Navega.

O documentário é idealizado pelo diretor teatral e líder comunitário Marcos Dias. O roteiro é de Nane Sacramento e Danilo Stael, com direção de Camila de Moraes e produção de Danilo Stael, através da produtora Aworan. Na equipe constam nomes como Marcos Dias, Engels Miranda, Marise Urbano, Uiran Paranhos, Josy Miranda, Alice Braz, Lailane Dorea, Hávata Serena, Gabriel Lake, Tiago Pinto, Filipe Louzado, David Aynan, Danilo Umbelino e as atrizes Brenda Matos, Kalú Santana e Lindete Souza.

 

Premiados

Quase duas mil pessoas passaram pelo evento e puderam assistir aos 31 filmes exibidos, palestras e oficinas, além de pocket shows e a Feira Viver São Chico. Tudo, totalmente gratuito. A segunda edição do Fala São Chico já está agendada para 24 a 27 de maio de 2023.

Os principais vencedores pelo Júri Oficial são os curtas brasileiros O Elemento Tinta (SP), de Luiz Maudonnet e Iuri Salles, na Mostra Curtas, e O Karaokê de Isadora (SP), de Thiago B. Mendonça, na Mostra Infantojuvenil.

O Júri Oficial da Mostra Curtas concedeu ainda Menção Honrosa para Filhos da Noite (PE), de Henrique Arruda, e um Prêmio Especial do Júri a SilencioVozRuido, de Gonzalo Lugon (Peru).

Pelo Júri Popular, na votação após as sessões, o público escolheu Somos Tierra, de Lala Corredor (Colômbia) na Mostra Infantojuvenil, e Mãe Solo (BA), de Camila de Moraes, na Mostra Curtas.

Marilha Naccari, diretora de Programação, lembrou que 300 filmes se inscreveram nesta edição. "Estabelecemos um diálogo para construir em conjunto este festival", disse.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Marcelo Ferreira