Pernambuco

SOLIDARIEDADE

Com botijões custando mais de R$100, famílias comemoram distribuição de vale-gás em Olinda

Ação beneficiou mais de 30 famílias; iniciativa é do Mãos Solidárias e Centro Sabiá com apoio do Banco do Brasil

Brasil de Fato | Recife (PE) |
No local, são realizadas ações de combate à fome e a capacitação de moradores para o enfrentamento da covid-19 - Mãos Solidárias

Na última semana, cerca de 32 famílias de diferentes comunidades em Olinda (PE) recebram um benefício mais do que bem-vindo nesses tempos de crise: o vale-gás. Doado pelo Centro Sabiá junto com a Campanha Mãos Solidárias, com o apoio da Fundação Banco do Brasil, o voucher foi distribuído para quase 30 comunidades e faz parte do projeto chamado "Encheu a vida de oportunidades, alimento e esperança".

Leia: Mãos solidárias inaugura sua primeira cozinha comunitária nas palafitas da capital pernambucana

A moradora da Ilha do Maruim, Luciana Pereira da Silva, foi uma das beneficiadas com o voucher. "Na minha comunidade, o gás custa 115 reais. Esse vem em bom momento porque o meu já está acabando, já faz dois meses", conta. "Na minha família um ajuda, outro ajuda. Aí esse mês tive a ajuda de vocês e só tenho a agradecer primeiramente a Deus e a todo mundo que nos ajuda".

Desempregada e com o esposo doente, Ana Paula da Silva, moradora da comunidade do V9, ressalta a importância das ações de solidariedade e dos projetos sociais. "Estou muito feliz com esse vale-gás e também com as doações de alimentos. Eu passo por muitas dificuldades, mas depois que minha filha entrou aqui, as coisas melhoraram. Tudo que vem é para as mães, somos muito agradecidas", afirmou.

O Educandário Santa Tereza foi escolhido pela campanha Mãos Solidárias, do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra em Pernambuco (MST-PE), como Banco Popular de Alimentos. No local, são realizadas ações como capacitação de moradores para o enfrentamento à Covid-19, produção de horta solidária e distribuição de cestas básicas com produtos vindos da reforma agrária.

A unidade é uma entidade filantrópica mantida pela Santa Casa de Misericórdia do Recife e atualmente dirigida pelas Irmãs da Congregação das Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus. Na unidade, meninas de 6 a 12 anos recebem educação complementar, além de suporte nas atividades escolares, acompanhamento psicossocial e pedagógico, formação cristã, prática esportiva, informática, coral, apoio nutricional e atendimento odontológico. A maior parte do público é proveniente das comunidades da Ilha do Maruim, V8, V9, Ponte Preta e áreas do entorno.

Leia: Ações de Solidariedade em Pernambuco marcam apoio às 300 mil vítimas da Covid-19

 "Essa parceria tem sido muito relevante para a manutenção da assistência social no que se refere à segurança alimentar, sobretudo nos tempos mais críticos da pandemia. As doações têm acontecido regularmente, permitindo que a Santa Casa beneficie centenas de famílias no entorno dos nossos educandários e também do Instituto de Cegos", completa a gerente de Educação e Assistência Social da Santa Casa Recife, Esmeralda Moura. 

Para quem quiser contribuir financeiramente com a continuidade deste e outros projetos da campanha Mãos Solidárias, é possível fazer doações através do PIX 09.423.270.0001.80.

Edição: Vanessa Gonzaga