Minas Gerais

PARTICIPAÇÃO

Para estudante, é por meio da democracia que a juventude garante seu futuro

Jovens mineiros de 15 a 17 anos se mobilizam para tirar o título de eleitor para votar nas eleições deste ano

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |

Ouça o áudio:

Jovens mineiros estão se mobilizando para conseguir votar nas eleições de 2022 e escolherem seus representantes para o legislativo e para o executivo estadual e nacional - Foto: Divulgação/TRE

Ser jovem no Brasil não é fácil. De acordo com a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia, em 2021, o desemprego atingiu 46% da população na faixa etária entre 14 e 17 anos. Além disso, esse mesmo público representava a maior parcela dos brasileiros que estavam no chamado desemprego de longo prazo, que é quando um trabalhador está em busca de uma vaga por dois anos ou mais.

 

Os recorrentes desmontes e sucateamento da educação também têm afetado diretamente a vida da juventude brasileira. O triste recorde de menor taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deixa nítido esse impacto. Após as burocracias impostas para a solicitação de isenção na taxa do exame, o total de inscritos foi o menor em 16 anos. Além disso, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp) aponta que houve também uma redução de mais de 50% na participação de pretos, pardos e indígenas, em comparação com a última edição da prova.

E é justamente para mudar essa realidade que os jovens mineiros se mobilizam para conseguir votar nas eleições de 2022 e escolherem seus representantes para o legislativo e para o executivo.

:: Leia mais notícias do Brasil de Fato MG. Clique aqui ::

“É por meio desse processo [democrático] que vamos conseguir garantir nosso futuro, nossas escolas e a reinserção dos alunos que evadiram por causa dos impactos da pandemia”, explica Kaique Maciel Fernandes, militante do Levante Popular da Juventude e diretor de políticas educacionais da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes). Acompanhando de perto a rotina dos estudantes, Kaique relata ainda que, no último período, muitos alunos precisaram trocar os estudos pelo trabalho, para tentar superar a fome e dificuldades enfrentadas pelas famílias.

Para a estudante Isabella Elias, de 17 anos, que já retirou o seu título e aguarda ansiosa pelas eleições, entender e conhecer a realidade do povo será uma das principais características para a escolha dos seus candidatos. “Durante quatro anos só foram feitas políticas genocidas e etnocidas. O Brasil precisa ser governado por uma pessoa que já tenha sentido na pele o que é passar fome, o que boa parte da população brasileira enfrenta no dia a dia", declara.

Como tirar o título?

Está em dúvida de como solicitar o seu título? A estudante Catharina Carvalho e Castro, de 16 anos, relata que o processo é simples e rápido. “No dia seguinte ao meu aniversário de 16 anos já solicitei o meu título. E foi muito rápido. Para mim, é uma conquista muito grande. É muito importante votar, não podemos deixar alguém escolher nosso futuro por nós”, afirma.

Mas é preciso ficar atento ao prazo, que termina no dia 4 de maio. Para solicitar o título, basta entrar no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou apenas digitar “título net” no seu buscador que você será direcionado para a página do TSE. O passo a passo em três etapas demora no máximo dez minutos.

Além da urna

Além de garantir o voto em outubro e nos próximos pleitos, Isabella Elias lembra também que o documento é essencial para outros sonhos comuns entre os jovens. “Imagine: você faz o Enem, passa, mas não consegue se matricular porque não tem o título. Não se faz matrícula em universidades públicas e também não é possível ter carteira assinada sem ter o título de eleitor”, alerta.

Mutirão nas redes

Além da Catharina, Isabella e de Kaique, nas últimas semanas, artistas como Djonga e Mariana Senna também ressaltaram a importância do voto, sobretudo entre a população mais jovem. Em Minas Gerais, neste ano, o número de solicitações do documento foi de 18.323 entre jovens de 15 ou 16 anos e de 54.056 entre os de 17. Números semelhantes ao do último pleito. Em 2020, os índices eram de 22.593 e 69.521 respectivamente.

A nível nacional, os índices quase triplicaram na última semana após o mutirão organizado pelo TSE em parceria com diversos artistas e personalidades. A campanha foi motivada pela baixa taxa de solicitações do registro, a menor dos últimos dez anos. No entanto, com o mutirão, o número de novos eleitores em 2022 já atinge quase dois terços do total inscrito em 2020, ultrapassando a marca de 850 mil solicitações.

Em Minas, mais de 1 milhão de eleitores estão com título irregular

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Mas não são só os jovens que devem ficar atentos ao prazo de 4 de maio. De acordo com informações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), 1,2 milhão de eleitores mineiros estão com o título irregular e, caso não regularizem a situação, não conseguirão votar nas eleições em outubro e podem receber sanções, como multas e impedimentos de participação em concursos.

Para saber se seu título está cancelado, basta consultar o site do TRE. Os cartórios eleitorais de Minas Gerais estão fazendo atendimento presencial, mas a Justiça Eleitoral recomenda que seja dada preferência à solicitação on-line, pelo Título Net. O agendamento do atendimento presencial no TRE pode ser feito pelo site ou pelo Disque-Eleitor, nos telefones 148 ou (31) 2116-3600.

 

Edição: Larissa Costa