Paraíba

SOLIDARIEDADE

Militante Lourdes Meira, do PC do B, faz campanha financeira em busca de cirurgia

Lourdes sofreu um acidente de carro em agosto de 2020 e precisa fazer uma artoplastia com urgência

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Lourdes Meira no dia 8 de março de 2020.
Lourdes Meira no dia 8 de março de 2020. - Heloisa de Sousa

Lourdes Meira Cabral é uma militante história do Partido Comunista Brasileiro da Paraíba. Reconhecida pela firmeza na luta contra a ditadura, ela foi presa em João Pessoa por agentes do regime militar por ser militante da Ação Popular. Depois de três meses aguardando julgamento no Presídio Feminino Bom Pastor, foi condenada a seis meses de prisão. Anos depois, viveu na clandestinidade no Maranhão. Retornou à Paraíba e desde sempre encampou lutas em defesa das trabalhadoras e dos trabalhadores, com uma militância fortemente ancorada na construção do movimento feminista paraibano, através da União Brasileira de Mulheres (UBM).

Hoje com 81 anos, Lourdes sofreu um acidente de carro em agosto de 2020, no interior da Paraíba, no trecho entre Cabaceiras e Boqueirão e teve traumas na clavícula e nos quadris, convivendo com fortes dores. Por isso, precisa fazer uma cirurgia para voltar a andar e diminuir as fortes dores que sente. A artoplastia total do quadril esquerdo é um procedimento cirúrgico no qual será substituído a anca por uma implante sintético, ou seja, uma prótese total do quadril.

"Tem sido dias difíceis. Tentei pelo SUS mas há a lista imensa de gente esperando a vez. Pelo estado a mesma coisa. Já não aguento tanta dor. E aí a solução foi a vaquinha virtual embora eu tenha resistido, diante das dificuldades que todos estão passando. Mas minhas filhas tomaram essa decisão. Tomara que dê tudo certo.", disse Lourdes em uma rede social.


Durante a Feira Camponesa no Ponto Cem Réis em 8 de março de 2022 - Lourdes Meira discursando / Heloisa de Sousa

A família que esperava pelo procedimento pelo Sistema Único de Saúde, com a demora, resolveu fazer uma campanha financeira para arrecadar um total de 20 mil reais, que envolve os custos com hospital, equipe médica e aquisição do material para a cirurgia.

Se você puder contribuir, pode fazer pelo link da campanha http://apoia.se/lourdesmeira e vai ser direcionado ao site onde tem todas informações. Você pode doar a partir de 10,00 via cartão ou boleto; também é possível fazer a doação através de PIX, através da chave (CPF): 449.603.363-15 (Maria de Lourdes Meira Cabral).

Para mais informações, podem entrar em contato pelo número no whatsapp (83) 98862-9764, que é da filha de Lourdes Meira, Asteria Meira.

 

Edição: Heloisa de Sousa