Bahia

RECONHECIMENTO

Vovó Cici recebe Título de Cidadã Soteropolitana nesta terça (22)

A sessão acontece às 18h e será transmitida pela TV Câmara Salvador (12.3)

Brasil de Fato | Salvador (BA) |
Vovó Cici é uma mestra que difunde as narrativas que leu, ouviu, aprendeu e vivenciou. - Divulgação

Vovó Cici, como é mais conhecida Nancy de Souza e Silva (81), é Egbomi do Terreiro Ilê Axé Opô Aganju, em Salvador. Natural do Rio de Janeiro, ela foi iniciada em Oxalá no dia 18 de janeiro de 1972, além de ser Apetebi do culto de Ifá. Letrada em cultura afrodiaspórica, Nancy Silva também é reconhecida como herbolária - conhecedora das propriedades medicinais das plantas e magias dos cantos que despertam as propriedades das folhas. Seus saberes e os dos ancestrais são transmitidos nas narrativas orais sobre os orixás e a Bahia que compartilha com crianças e adultos. 

A mestra foi assistente direta do fotógrafo, etnólogo, antropólogo e Babalawo Pierre Fatumbi Verger. Atualmente trabalha no Espaço Cultural da Fundação Pierre Verger, em Salvador, como pesquisadora e contadora de histórias. Atua também como escritora e junto a Marlene da Costa e Josmara Fregoneze é autora do livro “Cozinhando Histórias: Receitas, Histórias e Mitos de pratos afro-brasileiros”.

 A iniciativa de conceder o Título de Cidadã Soteropolitana, a mais alta honraria da Câmara Municipal de Salvador, é do vereador Sílvio Humberto (PSB), presidente da Comissão de Cultura. Ele destaca que “esta homenagem é um reconhecimento a esta mulher negra que é um verdadeiro patrimônio cultural afro brasileiro, tendo dedicado parte da sua existência a compartilhar os saberes com o povo soteropolitano”. 

A sessão acontece nesta terça (22), às 18h, no Plenário Cosme de Farias, e terá transmissão ao vivo pela TV Câmara Salvador - no canal aberto 12.3 -, no portal da Câmara, no Facebook/@tveradiocam e pela Rádio Câmara (105,3). A participação do público será através do Facebook da Câmara Municipal de Salvador.

Edição: Elen Carvalho