debate de gênero

No Dia de Luta das Mulheres, Programa Bem Viver repercute mobilizações pelo país

Atos pelos direitos das mulheres e conquistas de espaços antes reservados apenas aos homens estão entre as discussões

Ouça o áudio:

Mulheres nas ruas se mobilizam pelo fim do governo do presidente Jair Bolsonaro - FACESP
Entrevista especial debate o papel e a história das mulheres no futebol

Março é marcado como o mês de luta das mulheres por direitos e igualdade. É também o momento de recordar aquelas que abriram caminhos para que mulheres pudessem ocupar espaços antes eram reservados apenas aos homens. Um deles espaço é o esporte.

Por isso, a edição de hoje (8) do Programa Bem Viver traz uma conversa com a historiadora e pesquisadora Aira Bonfim sobre a história das mulheres na modalidade esportiva mais popular aqui no Brasil, o futebol.

A Aira é pesquisadora de futebóis, no plural, e uma das fundadoras do Centro de Referência do Futebol Brasileiro, que funciona no espaço do Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo.

Considerada uma enciclopédia do esporte, ela se dedica especialmente à pesquisa sobre a prática do futebol por mulheres.

Mobilizações pelo país

Em dezenas de municípios brasileiros ocorrerem hoje atos pelos direitos das mulheres, para marcar o 8 de Março, Dia Internacional de Luta das Mulheres. As mobilizações começaram no último final de semana e vão se estender pelo restante do mês.

O Brasil de Fato reparou uma reportagem especial que explica o norte das mobilizações do 8M deste ano, tanto pela Marcha Mundial das Mulheres como outras organizações envolvidas com a pauta.

Marielle vive!

Foram divulgadas as atrações do festival “Justiça por Marielle e Anderson”, que vai ocorrer no dia 14 de março, data que marca quatro anos desse crime brutal contra a vereadora Marielle Franco e o motorista dela Anderson Gomes. Um dos principais objetivos é cobrar respostas definitivas para o crime, que segue sem conclusão na Justiça sobre quem foram os mandantes.

O evento também é uma celebração pelo legado deixado por Marielle e as sementes despertadas por ela. Muitas delas vão se apresentar como Juçara Marçal, Delta Estácio Blues, Doralice, Karol Conka, Jéssica Ellen, Marina Iris e Cortejo Baque Mulher.

O evento vai acontecer no famoso Circo Voador, no Rio de Janeiro. Os detalhe estão no site do Instituro Marielle Franco.


Confira como ouvir e acompanhar o Programa Bem Viver / Brasil de Fato

Sintonize

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Sarah Fernandes