Pernambuco

8 DE MARÇO

Mulheres ocupam imóvel e criam Centro de Referência para vítimas de violência no Recife

O Centro de Referência Soledad Barrett, organizado pelo Movimento de Mulheres Olga Benário, também precisa de doações

Brasil de Fato | Recife (PE) |
A ação no Recife é a décima ocupação do tipo organizada pelo Olga Benário - Movimento de Mulheres Olga Benário

Na manhã deste 8 de março, o Movimento de Mulheres Olga Benário (MMOB) realizou a ocupação de um imóvel abandonado no Recife para a criação de uma Casa de Referência para mulheres vítimas de violência.

Localizada na Av. Conselheiro Rosa e Silva, nº 720, Espinheiro, o centro leva o nome de Soledad Barrett, nascida no Paraguai e militante comunista organizada pela Vanguarda Popular Revolucionária no Brasil. Desde o início da manhã, o Centro de Referência Soledad Barrett está de portas abertas para receber mulheres que rompem com o ciclo da violência contra a mulher e precisam de abrigo.


Localizada na Av. Conselheiro Rosa e Silva, nº 720, Espinheiro, o centro leva o nome de Soledad Barrett / Movimento de Mulheres Olga Benário

Esta é a décima ocupação do tipo organizada pelo Olga Benário, que constrói os centros através de ocupações urbanas, onde as mulheres fazem a limpeza e restauração dos imóveis para que sirvam de espaço de acolhimento e auxílio para outras mulheres vítimas de violência. De acordo com o próprio movimento em nota, “propriedades abandonadas cuja única função atual limita-se a acumular dívidas, passam a ser o início de uma esperança tão sonhada pelas mulheres vítimas de violência”.

A escolha do nome é emblemática. Em 1973, Soledad foi torturada e assassinada grávida nos arredores do Recife (PE), num episódio conhecido como o Massacre da Chácara São Bento, ao ser entregue por seu marido, o militar infiltrado Cabo Anselmo para as forças de repressão.

Leia: A vida de Soledad Barrett e sua filha, há 30 anos buscando informações sobre a mãe

Com o Centro de Referência em funcionamento, agora as mulheres se organizam para receber doações de alimentos, água potável, roupas, produtos de limpeza, utensílios de cozinha, móveis e kits de primeiros socorros. Quem deseja ajudar a iniciativa pode fazer através do PIX [email protected].

Edição: Vanessa Gonzaga