Bahia

Coluna

Uma nova arquitetura geopolítica e ambiental está nascendo

Imagem de perfil do Colunistaesd
"O enfrentamento desses desafios, que devem pautar as próximas duas décadas e serão fundamentais para a continuidade de nossa civilização". - Marcha Mundial das Mulheres
Depende de uma outra relação entre as nações, com respeito à autodeterminação, à soberania.

O fim da Guerra Fria em 1989, com a queda do muro de Berlim, prometia avanços para a humanidade em diversos campos. O capitalismo se apresentava como um sistema capaz de promover o desenvolvimento social, econômico e a democracia. Depois de algumas décadas, as desigualdades cresceram no planeta, uma situação de estagnação e retrocessos econômicos se estabeleceu com a agenda neoliberal, e não houve um processo de democratização como prometido. Soma-se a isso o desastre ambiental que coloca em risco a sobrevivência da espécie humana, contra o qual ainda estamos tentando encontrar uma solução, e uma política unilateral da potência que se proclamou a vencedora ao final da Guerra Fria, os Estados Unidos, e teremos um quadro de instabilidade e conflitos. Hoje é necessário reconstruir as relações internacionais para enfrentar esses desafios, o ambiental, o social e o econômico. E nesse contexto, o unilateralismo e as intervenções sobre a soberania de outros países devem ser substituídos pelo multilateralismo e por reformas e fortalecimento da Organização das Nações Unidas (ONU).

Podemos encontrar no século XXI vários exemplos de intervenções unilaterais e desastrosas orquestradas pelos Estados Unidos. A segunda Guerra do Iraque, em 2003, se assentou em acusações de que aquele país detinha armas de destruição em massa, mentira que depois ficou patente na comunidade internacional. O desastre e tragédia no Iraque se estendeu por décadas e, ao fim e ao cabo, os Estados Unidos se retiraram para deixar uma nação destruída, depois de cometer uma série de crimes contra os direitos humanos, como os da prisão de Abu Ghraib. O resultado prático dessa intervenção foi o oposto do prometido de promover a democracia, o desenvolvimento e a paz. 

O bombardeio e destruição do regime líbio em 2011 foi justificado pelos Estados Unidos, Inglaterra e França como necessário para promover a “democracia”, e as potências ocidentais estimularam e permitiram que grupos fundamentalistas tomassem o território daquele país. Hoje, a Líbia é praticamente um espaço geográfico sem Estado nacional, disputado por facções militares e apresentando imensos retrocessos sociais e econômicos no que era outrora um dos países da África com melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). 

A guerra civil na Síria foi viabilizada pelo apoio ocidental sob diversas formas aos grupos oposicionistas, inclusive grupos terroristas e fundamentalistas. A destruição do Estado sírio só não ocorreu devido ao apoio prestado pelos russos na intensa guerra civil que se estabeleceu naquele país. Novamente o princípio da soberania nacional foi desrespeitado e houve retrocesso humanitário muito grande. A crise dos refugiados da África e do Oriente Médio, que buscam a sobrevivência na Europa, é encarada pela mídia internacional de forma piedosa mas sem análise das suas causas, talvez porque nas suas raízes estejam a política imperialista que não deve ser contestada por essas empresas.

Na América Latina, no século passado, todos os golpes militares foram apoiados e articulados pelos Estados Unidos, como já está confirmado pelos documentos oficiais do governo estadunidense, que foram liberados para o público depois de 50 anos ou mais. E, mais recentemente, as tentativas de intervenção, boicote e desestabilização estiveram presentes, seja no bloqueio econômico contra a Venezuela, nos golpes que retiraram do poder o presidente Manuel Zelaya em Honduras, em 2009; o presidente Fernando Lugo no Paraguai em 2012; e a presidenta Dilma no Brasil em 2016. A revelação de Edward Snowden, antigo agente da inteligência dos Estados Unidos, em 2013, da ampla espionagem contra a presidenta Dilma, de várias autoridades no Brasil e em outros países, demonstra a verdadeira natureza da política externa estadunidense, que utiliza todos os meios para interferir na soberania nacional. 

Ainda na América Latina, há uma enorme pressão para intervir em países não alinhados aos interesses imperialistas, como Cuba, Nicarágua e Venezuela, sempre com o discurso da defesa da democracia, um subterfúgio para esconder os verdadeiros interesses geopolíticos de dominação e hegemonismo, pois as potências ocidentais não questionam por exemplo o regime autocrático da Arábia Saudita, grande aliada dos interesses estadunidenses no Oriente Médio. A crítica à suposta “falta de Democracia” é feita apenas aos alvos de futuras desestabilizações, bloqueios econômicos e intervenções militares; nunca aos aliados militares e políticos. E por trás dessa crítica aos países não alinhados e das estratégias de intervenção estão o interesse em manter esses países uma situação de colônia, para exploração de seus recursos naturais de forma predatória, que geram um impacto ambiental absurdo, ao lado da desigualdade social e econômica.

Essa situação de unilateralismo em torno da qual se estruturou o mundo pós Guerra Fria vem sendo questionada crescentemente e hoje algumas potências emergentes defendem uma comunidade internacional na qual haja respeito à autodeterminação dos povos, uma relação de cooperação entre as nações, e não de guerra, uma agenda econômica de inclusão social e uma alternativa de transição ecológica que mude o perfil de nossa civilização. O bloco dos BRICS, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul durante os governos Lula e Dilma, propugnou por uma reforma na ONU e uma reorientação das relações econômicas, do Conselho de Segurança da ONU e na busca do entendimento e da ação coordenada entre as nações.
Os desafios colocados para a espécie humana no século XXI são muitos, de combate às pandemias, promoção do crescimento com distribuição de renda e riqueza, garantia de direitos sociais de diversas dimensões e a adoção de uma transição ecológica na economia para reverter a poluição, o efeito estufa, a destruição das florestas e o exaurimento dos recursos naturais, especialmente da água. 

O enfrentamento desses desafios, que devem pautar as próximas duas décadas e serão fundamentais para a continuidade de nossa civilização, depende de uma outra relação entre as nações, com respeito à autodeterminação, à soberania e a busca pela cooperação para um desenvolvimento sustentável, sem intervenções, bloqueios econômicos ou indução de golpes contra determinados governos.
A recente vitória de Gabriel Boric no Chile, que será o presidente mais jovem da história daquele país, vai no sentido da criação dessa nova geopolítica, e se coloca ao lado de algumas vitórias da esquerda e dos segmentos progressistas na América Latina, como na Bolívia com o presidente Arce, na Argentina com Alberto Fernandes, no México com Obrador e provavelmente essa onda de esperança e mudança deve chegar à Colômbia e Brasil em 2022. 

A pauta dessa mudança hoje é mais completa e desafiadora, como ficou claro no discurso da vitória de Boric, no qual ele abordou direitos indígenas, igualdade de gênero e meio ambiente ao lado da necessidade da construção de uma previdência pública e universal para todos, e da diminuição das desigualdades sociais. O desafio ambiental se coloca no mesmo nível de urgência que esses outros desafios, e essa sintonia se expressou no discurso de Lula no parlamento europeu em Bruxelas em 15 de novembro passado, quando ele colocou a desigualdade social, a saúde para todos, a sustentabilidade ambiental e o combate à precarização das relações de trabalho provocadas pelas mudanças tecnológicas como urgências, a serem enfrentadas com um esforço de todas as nações.

Edição: Jamile Araújo