Bahia

COZINHA BAIANA

Saiba como fazer uma deliciosa sopa de abóbora

Quem traz essa receita é a chef Rosa Gonçalves

Brasil de Fato | Lençóis (BA) |
A chef é uma entusiasta da comida saudável, pesquisadora da cozinha de raiz e da culinária baiana. - Divulgação

A receita desta semana é da chef Rosa Gonçalves, proprietária da Casa D. Rosinha, em Itapuã, em Salvador. A chef é uma entusiasta da comida saudável, pesquisadora da cozinha de raiz e da culinária baiana. Sim, cabe tudo isso na mesma panela! E a panela de Rosa tem prioridade na utilização de produtos orgânicos, principalmente os que vêm da agricultura familiar. 

Ela nos ensina como fazer uma deliciosa e nutritiva sopa de abóbora. “Além de muito gostosa, ela é nutritiva, turbina nosso sistema imunológico, faz bem para o sistema respiratório, digestivo, pro nosso corpo”, diz.

SOPA DE ABÓBORA

1 kg de abóbora orgânica já descascada
1 ½ cebola branca
½ maço de salsinha
2 galhos de erva cidreira / capim santo
1 colher (sopa) sumo de gengibre
sal marinho a gosto

Coloque todos os ingredientes numa panela, acrescente água suficiente para cobrir toda a abóbora e leve ao fogo em uma panela tampada. Quando estiver bem cozida, com a abóbora bem macia e a cebola transparente, tire o galho da erva cidreira/capim santo, descarte, e bata todo o conteúdo no liquidificador até ficar um creme homogêneo. Coloque de volta na panela e deixe apurar um pouco, depois é só servir com um fio de azeite de oliva ou azeite de licuri.
 

Edição: Elen Carvalho