Rio Grande do Sul

DEMOCRACIA

População gaúcha diz não às privatizações

Plebiscito Popular Sobre as Privatizações no RS ocorreu entre 16 e 24 de outubro; live nesta quarta (3) avalia resultado

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Além da votação online, urnas receberam votos presenciais em 91 municípios gaúchos - Divulgação

No total de votos online e presenciais, 90.265 pessoas participaram da votação do Plebiscito Popular sobre as Privatizações no RS. A ampla maioria disse não às privatizações promovidas por Eduardo Leite (PSDB) no estado e por Bolsonaro (sem partido) no país.

Na avaliação da coordenação estadual, o voto de quase 100 mil pessoas, num plebiscito organizado pelos movimentos populares, sem recursos financeiros e sem publicidade na grande mídia, mostra que a sociedade quer participar das decisões do Estado todos os dias e não ser chamada a votar apenas a cada quatro anos.

Participantes do Comitê Estadual destacaram a riqueza do diálogo realizado com a população gaúcha. “Percebemos que muitas pessoas não sabiam que a Corsan estava sendo privatizada. O resultado do plebiscito explica por que o governo Leite tirou a consulta da Constituição. Quando o povo tem a oportunidade de se manifestar, ele defende o patrimônio e os serviços públicos.”

Veja o resultado

Total de Participantes: 90.265 (Votos Válidos do Decidim mais total presencial)

Cidades com votação presencial: 91 municípios de 24 Regionais dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes)

1) Energia elétrica, água, saneamento, saúde, transporte coletivo, correios são serviços públicos essenciais ao povo. Você concorda com a entrega destes serviços para empresas privadas?

Não – 85.958
Sim – 3.777
Brancos – 91
Nulo – 439

2) Banrisul, Corsan, Procergs, CRM, Sulgas, Eletrobras, Banco do Brasil, Petrobras, Caixa, Trensurb e Carris são patrimônio público e prestam serviços essenciais ao nosso desenvolvimento. Você concorda que este patrimônio seja entregue para empresas privadas?

Não – 86.402
Sim – 3.319
Brancos – 34
Nulo – 410

3) Você concorda que o governador entregue o patrimônio público sem ouvir a população?

Não – 87.689
Sim – 2.044
Brancos – 118
Nulo – 414

Live de anúncio do resultado


Live será veiculada pela página no Facebook do Brasil de Fato RS / Reprodução

O resultado do Plebiscito Popular sobre as Privatizações no RS será apresentado em live, nesta quarta-feira (3), às 18h, pela página do Plebiscito, com transmissão pelas páginas dos movimentos e sindicatos que compõem o Comitê Estadual. O Brasil de Fato RS também transmite a atividade em sua página no Facebook.

Para fazer o balanço, participam da transmissão o vice-presidente da CUT-RS, Everton Gimenis, a diretora da Fetrafi-RS, Ana Furquim, o diretor da Federação dos Metalúrgicos do RS, Milton Viário, o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Corsan, deputado estadual Jeferson Fernandes e as coordenadoras dos Comitês Municipais do Plebiscito Maria Celeste (Porto Alegre), Piccola Veadrigo (Caxias do Sul) e Letícia Veloso (Viamão).


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira