Bahia

EDUCAÇÃO

Cursinho 2 de Julho realiza aulas preparatórias para o ENEM na Bahia

Iniciativa popular busca auxiliar jovens no processo de ingressar nas universidades públicas

Brasil de Fato | Salvador (BA) |
A rede de cursinhos populares é uma iniciativa do Levante Popular da Juventude, e tem papel de oportunizar aos jovens caminhos para que consigam entrar em uma universidade pública e de qualidade. - Arquivo/Podemos Mais

Pouco mais de três milhões de pessoas confirmaram a participação na edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2021. O número pode parecer grande, mas é o menor desde 2005. Tal fato releva o agravamento do cenário de desigualdades enfrentadas pelos jovens brasileiros, no contexto de cortes orçamentários recorrentes na educação.

Com a necessidade de isolamento social, a falta de acesso à internet em casa, além de escolas públicas despreparadas para o ensino remoto ou híbrido, fez com que milhares de estudantes tivessem sua educação comprometida nos últimos meses. Uma iniciativa que busca amenizar esse cenário é a do Cursinho Estadual 2 de Julho.

Maria Júlia é pré-vestibulanda e faz parte do cursinho. Ela explica qual o objetivo do projeto: "essa é uma experiência estadual da rede de cursinhos populares de iniciativa do Levante Popular da Juventude. O nome do cursinho aqui no estado está atrelado ao legado deixado pelo povo negro na luta pela independência da Bahia. Hoje nós também travamos uma luta pela independência, que acontece desde o pensamento até o enfrentamento concreto de senhores e senhoras do grande capital internacional, nacional e das oligarquias estaduais, que ainda insistem em querer que fiquemos de joelhos. Com acesso a este cursinho, a juventude que adentrará as universidades dirá que jamais vai se ajoelhar. Estaremos armados de livros e ideias para erguer o nosso povo para a luta".

Ítalo Viana faz parte da secretaria do cursinho e conta que a iniciativa tem papel de oportunizar aos jovens caminhos para que consigam entrar em uma universidade pública e de qualidade. De acordo com ele, a educação é uma via importante para a mudança de vida. "O que reflete a educação é uma mudança de perspectiva e de vida. Mesmo com tantos ataques e desmonte, a educação continua sendo saída para os mais pobres", observa Ítalo.

As aulas do Cursinho 2 de Julho acontecem virtualmente durante a semana no turno da noite e nos sábados, no turno da manhã. Ainda é possível participar. Basta entrar em contato com a organização pelo Instagram e solicitar formulário de inscrição.

Edição: Jamile Araújo