Bahia

COZINHA BAIANA

Aprenda a fazer o brigadeiro de dendê

Uma receita "simples, deliciosa e surpreendente", nas palavras da chef Aline Chermoula

Brasil de Fato | Lençóis (BA) |
Aline, que também é formada em História, pesquisa a culinária da diáspora africana há mais de uma década. - Jonathan Brasil

Na coluna Cozinha Baiana desta semana trazemos uma receita da chef Aline Chermoula. Nascida em Feira de Santana e morando em São Paulo desde a infância, Aline, que também é formada em História, pesquisa a culinária da diáspora africana há mais de uma década. A cozinha dela é marcada pela ideia de que cultura também é uma forma de resistência. 

Aline nos ensina aqui a fazer o "simples, delicioso e surpreendente" brigadeiro de dendê. "Eu costumo dizer que essa receita é bastante inusitada, ela traz a união aromas, sabores, texturas com muito axé que transforma o brigadeiro de dendê num conquistador de paladares", explica a chef.

Ela conta que, embora o azeite de dendê seja um ingrediente icônico da cultura do recôncavo baiano, trazido pelos africanos para o Brasil, ele se transformou em um item da  culinária brasileira. Mas o azeite dendê também está presente na culinária de países asiáticos, como Malásia e Indonésia. A Malásia, aliás, é o maior produtor do mundo desse óleo. 

"Esse azeite de dendê que tem essa cor alaranjada, o sabor adocicado, um aroma bem intenso e consistência densa é ótimo para dar textura no brigadeiro", explica Aline. Ela conta também que esse azeite é rico em vitaminas E e A, em antioxidantes e tem ótimo ponto de saturação, mesmo em altas temperaturas, o que o torna ótimo para frituras. Mas vamos à receita:

BRIGADEIRO DE DENDÊ

1 lata de leite condensado
½ colher de sopa de gengibre ralado 
2 colheres de sopa de azeite de dendê

Junte todos os ingredientes em uma panela, mexa até começar a desgrudar do fundo, mais ou menos entre 18 e 20 minutos de cozimento no fogo baixo. Depois que começar a desgrudar, desligue o fogo, espere esfriar e enrole o brigadeiro. Para cobertura, você pode utilizar coco ralado, nibs de cacau ou amendoim triturado. 
 

Edição: Elen Carvalho