Cozinha afetiva

Sopa de Mandioquinha: escolha o nome e regule sabor, aroma e consistência

O gengibre e a salsinha definem sabor e aroma, respectivamente. O liquidificador pode deixar a receita mais cremosa

Ouça o áudio:

Sopa leva em média 30 minutos para ficar pronta - mp1746 - Pixabay

O Comida de Verdade da vez ensina a preparar um sopa de mandioquinha, também conhecida como batata baroa ou batata salsa, a depender da região do país. 

Além da variedade de nomes a serem escolhidos, a receita pode ser regulada no sabor, ao se fazer a dosagem do gengibre; na consistência, entre um mexida manual ou passar no liquidificador; além do aroma, na quantidade de salsinha picada a ser utilizada.    

Tempo de preparo: 30 minutos

A receita compartilhada pela Sayonara Salum com a mandioquinha é também uma base de tempero para qualquer caldo, a exemplo de cenoura e batata batata doce. 

Aprenda também: Canoa de berinjela: aprenda uma receita nutritiva e simples de fazer

Ingredientes

- 700 g de batata salsa;
- 1 cebola;
- 2 dentes de alho;
- um pedaço de gengibre
- sal 
- pimenta a gosto
- salsinha picada

Dica para o sabor: o tamanho do pedaço do gengibre vai depender do gosto de cada pessoa. Sayonara utiliza um pedaço de cerca de 2 centímetros. 

Dica para o caldo: vale aproveitar as cascas de legumes para preparar um caldo para a receita. Se não tiver, pode ser só com água mesmo. Mas para cada litro do caldo vão duas colheres de sopa de azeite.  

Outra dica de receita: Sobrou vegetais na geladeira? Talvez seja hora de fazer uma tortinha vegana de grão-de-bico

Modo de preparo

Comece lavando as cascas para aproveitar. Em seguida, corte e guarde as cascas em rodelinhas finas. 

Dica para o preparo: cortar em rodelas finas ajuda a cozinhar mais rápido. 

Coloque a panela para esquentar, com o azeite, e depois a cebola, gengibre, alho e deixar refogar. Aos poucos coloque a batata e deixe também refogando.

Comentário: o processo para refogar a batata baroa (mandioquinha) é muito rápido. Então, logo surge o amarelado transparente.

Quando as batatas estiverem todas nessa tonalidade amarelada e transparente, acrescente a água e mexa e deixe ferver. De vez em quando mexa, até perceber que a batata já tá toda desmanchada, bem incorporada e um caldo grosso.

Nas mãos mesmo ou no liquidificador? Se você quiser você pode bater no liquidificador para ficar mais cremoso. Mas se mexer também traz um bom resultado, variando na consistência.   

Assim, a receita está pronta! 

Edição: Daniel Lamir