Bahia

CULINÁRIA

Receita: moqueca de ovo do livro de Manoel Querino

Prato que tem a cara da Bahia e marca das contribuições dos povos de África

Brasil de Fato | Lençóis (BA) |
Um dos primeiros livros de culinária publicados no Brasil, "A Arte da culinária na Bahia" veio a público em 1928. - Reprodução

Culinária com pitadas de história, política e cultura da grande Bahia é o mote da coluna Cozinha Baiana.  E hoje vamos trazer uma receita de moqueca de ovo do livro "A arte culinária na Bahia" de Manuel Querino. Este é um dos primeiros livros de receita publicados no Brasil, em 1928. Manuel Querino, baiano de Santo Amaro da Purificação, foi etnógrafo, escritor, pesquisador e pintor, além de ter sido fundador de uma cooperativa operária e um partido operário em Salvador. Homem negro, nascido em 1851, ele lutou pela causa abolicionista e foi um dos primeiros pesquisadores a trazer reconhecimento para a contribuição do povo negro para a história e cultura do país. A receita que escolhemos do livro de Quirino tem a cara da Bahia e a marca dessa contribuição dos povos de África. A moqueca é um prato presente na culinária brasileira e também angolana. Possivelmente nasceu das caldeiradas de peixe portuguesas, às quais foram acrescentados temperos e métodos africanos e indígenas. Vamos à receita? Você vai precisar de: 

5 tomates maduros

1 cebola grande

2 limões

Coentro, sal e pimenta vermelha a gosto

3 ovos

1 colher de sopa de azeite de dendê

1 colher de sopa de azeite doce, o azeite de oliva

Para preparar, basta bater no liquidificador os tomates, cebola, coentro, sal,  pimenta,  o suco dos dois limões e um pouquinho de água pra ajudar a bater (cerca de um quarto de xícara). Em uma panela de fundo grosso - pode ser de barro, de ferro ou mesmo de inox - coloque o azeite doce e o azeite de dendê, deixe esquentar um pouco e despeje a mistura triturada. Quando começar a ferver, quebre os ovos e despeje de um a um na panela. Eles vão cozinhar super rápido. Depois é só servir com farofa de dendê e arroz. 
 

Edição: Elen Carvalho