Bahia

TRADIÇÃO

Resistência popular marca a 34ª Romaria de Canudos

Edição do evento acontece entre os dias 22 e 24 de forma virtual, com tema 'O Grito de Belo Monte em defesa da vida'

Brasil de Fato | Salvador (BA) |
Diante das restrições necessárias para combater a covid-19, as atividades acontecem de forma remota do dia 22 ao dia 24 de outubro. - Divulgação

A força da resistência popular é marca da histórica Romaria de Canudos, que chega a sua 34° edição em 2021 e se configura como uma das mais importantes expressões religiosas populares do país. O evento é organizado pela Paróquia Santo Antônio de Canudos, pelo Instituto Popular Memorial de Canudos e pela Comissão da Romaria. O tema deste ano é "O Grito de Belo Monte em Defesa da Vida".

Vanderlei Leite é presidente do Instituto Popular Memorial de Canudos e explica qual a reflexão que a romaria traz para o povo. "A romaria continua com o compromisso de sempre de nos envolver em reflexões, tendo como referência a experiência de resistência popular que aconteceu aqui em nossa região, liderada pelo beato, peregrino Antônio Conselheiro. Vai ser um espaço de diálogo, onde vamos rememorar um pouco dessa experiência", afirma Vanderlei.

Luiz Carlos, que é morador da comunidade de Fundo de Pasto de Canudos e indígena da etnia Kaimbé, compartilha que participa da Romaria há anos e que esse é um momento importante para aproximar as lutas das comunidades tradicionais em busca de uma melhor forma de vida, principalmente na região na qual reside, que é o semiárido. "Participar e organizar esse evento é também uma satisfação de mostrar que as nossas lutas atuais tem muito do exemplo desta comunidade viva que lutou pela vida, que foi a comunidade de Belo Monte", observa.

Vanderlei reforça a importância e atualidade da experiência de Canudos e da romaria: "Queremos apresentar o que enfrentamos hoje, quais são nossos gritos e como se encontram os movimentos populares de hoje. A gente costuma dizer que Canudos continua renascendo sempre com mais força em todos os cantos que o povo se organiza e puxa as lutas".

Diante das restrições necessárias para combater a covid-19, as atividades acontecem de forma remota do dia 22 ao dia 24 de outubro. A programação pode ser acompanhada nas plataformas digitais da Paróquia de Santo Antônio de Canudos (Paróquia de Santo Antônio - Canudos BA) e do Instituto Popular Memorial de Canudos – IPMC (Instituto Popular Memorial de Canudos).

Programação

SEXTA-FEIRA
19h – Abertura da 34ª Romaria de Canudos
Boas vindas da Paróquia e IPMC
Homenagem à AFONSO CONSELHEIRO
Memória do Tríduo
19:30 – Ato Inter-religioso, um momento de celebração da diversidade religiosa.

SÁBADO
09h- Exibição de produções audiovisuais sobre Canudos, uma iniciativa de alunos/as das Escolas Públicas de Canudos.
14h – Videoconferência: “Gritos das Juventudes, desafios e esperançar em defesa da vida”. Organização: CPT, CPP, Cáritas e IPMC.
19h – Mesa Redonda: reflexões sobre o tema e lema da Romaria.
Mediação: Floriza Sena - IPMC /Opará UNEB.
Participantes:
Marcio L. d'Oliveira - Faculdade Católica de Feira de Santana; Cebi (Centro Ecumênico de Estudo Bíblicos);
Denise Cardoso - COOPERCUC
Luiz Carlos – Articulação Regional das comunidades tradicionais de Fundo de pasto
Antonio Marcos - MST
Patricia Krin Sí Atikum - Movimento Indígena
Projetos Sociais - Diocese de Paulo de Afonso.
Cícero Félix - Articulação do Semiárido - ASA.
Moacir Santos (IRPAA)
20:30 – Cantoria Popular

DOMINGO
9h - Celebração Eucarística – 50 anos do Jubileu da Diocese de Paulo Afonso, presidida pelo Bispo Dom Guido Zenbron.
10h:15min Caminhada virtual e Benção final.

Edição: Jamile Araújo