Paraíba

OUTUBRO ROSA

Diagnóstico precoce é responsável pela cura de 95% dos casos de câncer de mama

CEDC e Hospital Santa Isabel oferecem exames gratuitos e mastologistas durante todo o ano, confira

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Camila Maia, de 31 anos, está em tratamento do câncer de mama, o segundo tumor mais incidente entre as mulheres, depois do câncer de pele. - Ianca Sobrinho

A campanha de combate ao câncer de mama está a pleno vapor. O Outubro Rosa chama a atenção da população para a prevenção, conscientização e diagnóstico precoce da doença.

Em João Pessoa, o Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC), que fica localizado na Avenida Duarte da Silveira, nº 590, no centro da capital paraibana, está realizando 100 mamografias diariamente durante a campanha, das 7h às 19h, para mulheres a partir dos 40 anos. Para realizar a mamografia, é preciso ter completado um ano do último exame, a não ser que seja a primeira vez, bem como levar cópias do documento de identidade, CPF, cartão SUS e comprovante de residência, não sendo preciso agendamento prévio. Consultas com mastologista também estão acontecendo durante todo o mês de outubro no CEDC. Nesse caso, é necessário marcar a consulta, ação que pode ser feita pelo telefone.

Segundo dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), além de ser o tipo de câncer que mais atinge as mulheres mundialmente (24,2%), no Brasil, o câncer de mama, excetuando o câncer de pele não melanoma, também é o mais incidente (29,7%). A estimativa para o Brasil para cada ano do triênio 2020-2022 é de 66.280 novos casos de câncer de mama. É importante ressaltar que o câncer de mama não ocorre somente nas mulheres, os homens também podem ter, apesar de ser muito raro (1% dos casos).

Na Paraíba, a taxa bruta estimada para 2021 de incidência de novos casos é de 52,93 a cada 100 mil mulheres, de acordo com os dados do Inca. Entretanto, o diagnóstico precoce propicia que 95% dos casos sejam curados, conforme a mastologista e coordenadora do Serviço de Mastologia do Hospital Santa Isabel, Jeane Nogueira. Se tratando da capital João Pessoa, a coordenadora da Saúde da Mulher, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/JP), Joana Barros, afirma que o câncer de mama é um problema de saúde pública, um problema social. “Aqui em João Pessoa, através do Programa Tudo Rosa, que foi lançado pela Prefeitura Municipal, o objetivo é fazer com que a mulher tenha o atendimento de forma integral, durante o ano inteiro, não só durante o mês de outubro. A ideia é convocar as mulheres a fazer o exame no mês de seu aniversário”.


Camila Maia, de 31 anos, está em tratamento quimioterápico por conta de um carcinoma ductal invasivo. / Foto: Ianca Sobrinho.

Diagnosticada aos 30 anos, em abril de 2021, Camila Maia, hoje com 31 anos, primeiramente, notou uma rigidez no seio poucos meses antes de procurar orientação médica. No final de 2020 e início de 2021, começou a ter outros sintomas como reversão e mudança da coloração do mamilo e dor na região do nódulo. “Comecei, realmente, a me preocupar e logo fui para o mastologista. Eu quis recuperar o tempo perdido. Ele pediu a ultrassom da mama e, no meu caso, mesmo não tendo indicação pela idade, ele solicitou a mamografia. Na biópsia, foi constatado carcinoma ductal invasivo estágio II na mama esquerda. Assim, começou a batalha”, relata Camila.


Camila Maia: "Eu sou exemplo de que cada vez mais o câncer não escolhe idade". / Foto: Ianca Sobrinho.

Camila está na fase da quimioterapia, ela também vai passar por uma cirurgia para retirada do tumor, em seguida radioterapia e hormonioterapia. Para ela, o diagnóstico precoce é a chave da cura. “Quanto mais cedo fizermos nossos exames de rotina, melhor. Eu sou exemplo de que cada vez mais o câncer não escolhe idade.” Desse modo, a ultrassonografia é utilizada como forma de rastreamento em mulheres jovens.  A médica Jeane Nogueira aponta que “além da avaliação através dos exames de imagens, a paciente deve adotar hábitos de vida saudáveis como a realização de exercícios físicos, uma boa dieta e evitar ingerir bebida alcoólica, o que pode reduzir em até 13% a incidência de câncer de mama”.

Outras atividades também estão sendo realizadas neste mês de outubro como as que envolvem a ONG Amigos do Peito, que iniciou suas atividades em 2001, mas em 2006 foi formalmente fundada. O grupo promove apoio, conscientização e luta pela melhoria da saúde da mulher. “Nós fazemos cobranças, investigamos os números, procuramos saber da situação em toda a Paraíba. Estamos atentas e vigilantes, junto com o Ministério Público da Paraíba (MPPB), sobre a qualidade das mamografias e dos mamógrafos”, explica Rosana Porpino, diretora de eventos da ONG.

Além das ações já concluídas neste Outubro Rosa, a ONG Amigos do Peito, em parceria com o Hospital Santa Isabel, a SMS/JP, entre outros, vai possibilitar o Dia D Rosa, em 16 de outubro, ou seja, um mutirão com 10 mastologistas com 500 vagas pré-agendadas, a partir das 07h. O pré-agendamento pode ser realizado através telefone 3218 6704. Em 22 de outubro, acontece o lançamento do livro “Um Peito Cheio de História”, de autoria de Rosana Porpino, no Clube dos Médicos da Paraíba, no Bairro do Bessa, em João Pessoa/PB. Às 06h, também no Clube dos Médicos, no dia 23, vai ser a vez da Corrida Contra o Câncer de Mama. Finalizando as atividades, no dia 30, o Pedal Rosa ocorrerá no Busto de Tamandaré, com início às 06h.

Edição: Heloisa de Sousa