Pernambuco

COVID-19

Em Pernambuco, jogos de futebol terão pontos de testagem em massa gratuita com programa TestaPE

Medida contempla partidas de Sport e Náutico pelo Campeonato Brasileiro e eventos como a Bienal Internacional do Livro

Brasil de Fato | Recife (PE) |
O teste está disponível para torcedores, trabalhadores que vão atuar na partida, assim como para a população em geral que passar pelo local - Mika Filho/SES-PE

Nesta semana, o programa de testagem em massa da população para detecção da Covid-19 TestaPE está presente nas duas partidas série B do Campeonato Brasileiro que acontecem em Pernambuco. Ontem (05), na partida entre Náutico e Goiás, uma das vans itinerantes do Programa esteve disponível para torcedores, trabalhadores que vão atuar na partida, assim como transeuntes que passarem pelo local e desejarem realizar o exame.  

A van itinerante do programa de testagem também estará nesta quarta (06) na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana, das 12h30 às 18h30 para o jogo do Sport X Juventude, pela série A do Campeonato Brasileiro.

"Aqueles que tomaram apenas a primeira dose da vacina contra a doença precisam apresentar resultado negativo, seja um RT-PCR (de até 48h) ou um teste rápido de antígeno (de até 24h). O TestaPE segue em consonância com os protocolos sanitários exigidos para a realização dos jogos de futebol em Pernambuco e oferece o teste rápido de antígeno, com a vantagem de um resultado rápido, em até 20 minutos após a sua realização. Ou seja, a pessoa que realizar o teste já sai com o laudo do exame em mãos", explica o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Além dos jogos, também é possível realizar testes no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon), onde acontece a Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, que segue até o dia 12 de outubro. O posto itinerante ficará no local durante todo o período do evento, próximo ao portão do Acesso A, sempre das 12h às 18h.

Postos fixos de testagem

O programa conta com dois postos fixos em locais estratégicos: no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre e no Terminal Integrado de Passageiros (TIP). Nos locais, o serviço é oferecido tanto para passageiros como para funcionários dos dispositivos.  As estações funcionam diariamente, das 8h às 16h no TIP e das 8h às 17h no Aeroporto.

Ainda é possível fazer o teste rápido de antígeno nos centros de testagem mantidos pelo Governo do Estado no Centro de Convenções, em Olinda, no Geraldão e no Cefospe, no Recife.

Edição: Vanessa Gonzaga