Bahia

ASTROLOGIA

Mercúrio retrógrado em libra

As retrogradações são momentos para que temas da natureza do planeta seja revisado

Brasil de Fato | Salvador (BA) |
Mercúrio é o planeta que vai indicar o nosso processo de aprender, trocar, de nos expressar. - Reprodução

Retrogradações fazem parte da dinâmica do movimento dos planetas. Elas se baseiam na ideia de que um movimento aparente do Planeta de voltar para trás. É aparente porque somos nós, aqui na Terra, que o observamos fazendo o movimento “contrário".

No caso de Mercúrio, sua retrogradação acontece 3 vezes ao ano nos signos de mesmo elemento. Em 2021, por exemplo, as retrogradações estão acontecendo nos signos de ar: aquário, gêmeos, e agora libra (27/09–18/10).

Na simbologia astrológica, as retrogradações são momentos para que temas da natureza do planeta seja revisado, de acordo com cenário/situação de vida (casa astrológica + diálogo com outros planetas) que ele percorrer.

Mercúrio é o planeta que vai indicar o nosso processo de aprender, trocar, de nos expressar, como nossa intuição funciona no mundo prático, o jeito que negociamos no cotidiano. Libra é o signo conhecido por se mover em busca de harmonia, tem sede de justiça, porque gosta de colocar tudo na sua devida balança, por isso tende a cooperar em diversas iniciativas, mesmo que a ideia não venha dele, mas sim de outrem.

Iniciamos, no dia 27/09, a última retrogradação de Mercúrio do ano de 2021. Abaixo segue horóscopo para todos os signos direcionado sobre esta retrogradação. Oriento que leiam a posição do seu signo solar e ascendente, registrem o que chamar atenção, e sigam observando até o fim da retrogradação.


Bons aprendizados para nós! Abraços fraternos e boa leitura.

Áries
Se quiser encontrar mínima harmonia nas relações importantes que quer ter na vida, terá que abrir mão de alguma coisa as vezes. Saiba que fazer este movimento pode expressar uma boa capacidade sua de negociação ao estar construindo a relação com outra pessoa. A retrogradação de Mercúrio em libra te trará o desafio de exercitar essa capacidade.
Sua vida intima vem pedindo um pouco mais de reclusão, confie no que sua intuição tem indicado sobre fazer alguns movimentos para encontrar algumas pessoas.
Cuide para não descontar no trabalho ou na família o estresse adquirido por tensões de outras origens. E saiba que o Tempo é um dos seus principais aliados neste período, e na semeadura de boas sementes para o futuro.

Touro
Um alinhamento entre ambiente de trabalho + rotina cumprira um papel importante neste período, principalmente na sua qualidade de vida. Inclusive, como ela está? Você tem vivido para trabalhar ou trabalhado para viver? A retrogradação de Mercúrio em libra indica desafios nessa área.
Também existe desafio de compreender o papel do Tempo como aliado, e isso por vezes pode gerar impaciência. Em vez de buscar entender ele, busque entender como você mudou com o passar do Tempo.

Gêmeos
Olhe com atenção como tem organizado seus deveres e lazer, obrigações e prazer. Sensações de sobrecarga e cansaço podem ser alerta para que você equilibre melhor os pesos na balança.
Flertes, e retorno de algumas pessoas que trocaram muito prazer contigo em outrora, podem reaparecer nesta retrogradação. Ou você pode ser essa pessoa aparecendo na vida das outras pessoas.
Iniciativas que coloquem para fora seus talentos são bem vindes, desde que você não se disperse do que tem sido central para você agora.

Câncer
Assuntos familiares antigos, mudanças no lar para conquistar uma energia mais harmônica e um ambiente esteticamente agradável, são temas que podem emergir durante essa a retrogradação de Mercúrio em libra.
Observe e analise quais trocas afetivas tem te proporcionado prazeres verdadeiros e profundos.
A auto cobrança na dimensão profissional não te trará soluções, da mesma forma não tem como você cuidar de todos os problemas da família que aparecerem. Baixe a bola do seu senso de justiça, em vez disso busque equilíbrio para lidar com demandas vindas destes dois lugares: trabalho e família. Negocie o que for possível, exerça diplomacia, mas saiba identificar em quais momentos a decisão é sua e quando é de outrem.

Leão
Para leonines o ano tem sido de intensas mudanças. Durante a retrogradação de Mercúrio elas continuam. Vale ter atenção a oportunidades de acessar algum curso que te gere lucro posteriormente.
A harmonia com pessoas do seu convívio mais perto precisa ser revisada, busque refletir antes de agir, mas haja.
Lembranças do tempo de escola podem surgir, e te trarão entendimento sobre os caminhos que tem escolhido agora. Seja para mudar, ou não, a rota deles, os caminhos precisam ser reconhecidos para que você evite de se perder volta e meia.

Virgem
Existe um turbilhão de ideias na sua cabeça. Registre o que for possível delas, pois serão úteis em algum momento, principalmente quando for planejar algo mais elaborado para colocar em prática.
Se atente com seus recursos financeiros, posses em geral. Aproveite a retrogradação de Mercúrio em libra para identificar para onde está sendo direcionado esses recursos. Você pode estar empregando muita energia em iniciativas que não te trazem retornos mais concretos. É preciso negociar dentro dentro de você até onde suas vontades podem ir. Do contrário algumas frustrações virão como consequência.
Sua rotina pede leveza, pequenos toques de prazer diário não te farão menos responsável.

Libra
Aconteceu e ainda esta acontecendo mesmo muita coisa. Perceba que foi você também que provocou essas mudanças. Não foque em tentar assimilar todas elas, isso pode criar um senso de justiça confuso, e você não precisa de confusão por agora.
O Tempo te reserva amores mais maduros e responsáveis. Até a chegada deles se pergunte como você tem sustentado seus afetos. O que mudou de forma mais profunda?
Ainda sobre as revisões, dê uma olhada nas suas ambições, e analise se elas tem a ver com a pessoa que tem se tornado agora.
Cuide da sua imunidade física e saúde psíquica, planeje sua rotina, mas saiba imprevistos podem acontecer. Evite batalhas que não tem horizonte de serem resolvidas a curto prazo.

Escorpião
O movimento de olhar para as relações afetivas com maior atenção tem sido recorrente este ano. Porém, neste momento, é importante que direcione atenção para você. Caso alguma oportunidade de repouso apareça, vá!
Não exite em pedir ajuda, principalmente quando alguns medos e angústias relacionados a família e vida profissional te afligirem. Reflita o que precisará abrir mão para conseguir fazer o que deseja intimamente. É mesmo importante abrir espaço para o novo entrar, se tiver com muita tralha/carga do passado, que de alguma forma ja se tornaram até mesmo obsoletas, saiba que podem estar bloqueando o fluxo de continuidade mais tranquila.
Ao buscar momentos de repouso, tenha a ponderação como sua principal balança. Se sentir totalmente a vontade ao repousar será um desafio, mas busque cooperar consigo mesma.

Sagitário
Desde da Lua Cheia em peixes que a vida no lar não é a mesma coisa. Foram muitas memórias do passado vindo, e uma vida intima que tem tido característica de mar agitado.
Aproveite a retrogradação para mobilizar seus amigues, fique mais perto deles. As trocas que acontecerem vão gerar aprendizados, e o que parece confuso agora aos poucos vai se desatando. Se precisar de ajuda peça, e se lembre que ninguém está mesmo muito bem, portanto recue de expectativas criadas por você, principalmente com amizades. Ninguém é obrigade a respondê-las.
Este também é um momento para estar mais atente ao que esta acontecendo ao seu redor. O que você tem feito para alterar parte da realidade que te incomoda? Seu senso de justiça vai até o discurso, posts em redes sociais, ou tem condição de ser posicionado no movimento prático na realidade? Reflita!

Capricórnio
O momento é de fazer balanço da vida profissional, a que tem exercido ou pretende exercer. Revise conceitos, ambições, avalie o que tem faltado para conquistar uma relação mais prazerosa com trabalho. Saiba que você está em uma boa jornada de auto-reconhecimento sobre o que tem produzido. Acolha o processo muito mais do que o resultado em si.
Talvez seja necessário negociar com seus próprios valores. Lembre-se que eles são baseados em ideias, memórias de uma vida compartilhada com outras pessoas. Portanto, são tácitos e podem passar por mudanças, se assim for sua escolha.
Ainda sobre trabalho, conceda mais confiança as redes que tem construído através dele. As pessoas que compõe essas redes são um ganho do que tem feito profissionalmente, e tendem a tecer o fio a fio da rede com confiança e compromisso. Duas questões bastante importantes para você!

Aquário
Você está em reforma intensa desde do seu último aniversário. Durante a retrogradação de Mercúrio em libra aproveite para analisar com maior atenção o que ainda precisa aprimorar no campo do conhecimento, principalmente os que são reconhecidos socialmente como elevados (exemplo: conhecimentos acadêmicos, filosofias espirituais, filosofias religiosas, astrologia).
Oportunidades para expandir a consciência neste período tendem aparecer a rodo, as que trouxerem práticas espirituais que ajudem harmonizar as mudanças que estão acontecendo serão bem vindas.
Se pergunte porque anda tão preocupade com sua reputação. Existe algum tabu que você precisa enfrentar, só assim conseguirá enxergar possibilidades mais reais de estabelecer parcerias, conquistar confiança e coragem para seguir em frente sem se preocupar tanto com o que as outras pessoas pensam de você.

Peixes
É bem importante que você se atente as consequências que algumas crises dos últimos períodos podem ter causado. Houve um desequilíbrio no processo, e você aos poucos precisa retomar algumas buscas, principalmente as que te ajudarem a superar sensações de medo e angústia geradas por questões que são incontroláveis, exemplo: a dinâmica da vida-morte-vida.
Tabus que você trás do seio familiar podem ser questionados neste período. Dentro das possibilidades busque lidar com mais leveza com as curiosidades que podem surgir em torno deste tema, e outros que dizem respeito sobre si. Se achar que está indo longe demais, volte!
Se lembre que o tempo de fora não é o nosso, e vice versa.
Se você for uma pessoa que tem um relacionamento, seu parceire pode precisar de ajuda financeira para resolver algum problema, que pode ser de negócio e/ou saúde. Caso não tenha, não descartaria a possibilidade de ser ex.

Edição: Elen Carvalho