Distrito Federal

Agenda Cultural

Atrações de diferentes linguagens na agenda cultural deste final de semana

Tem programação cultural em Taguatinga, Guará, Eixão Norte e atividades online

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Pedro Castro é atração de sábado (11) no Caracas Véi - Divulgação

Respeitando as recomendações sanitárias para prevenção da Covid-19, o Espaço Cultural Caracas Véi em Taguatinga preparou uma programação para todo o final de semana.

Nesta sexta-feira, 10, tem Forró Pé de Serra a partir das 20h. No sábado, 11, tem Caracas Jazz com a presença do músico Pedro Castro (Sax Alto) a partir das 19h, e a domingueira temática É o Tchan com muito samba, pagode e axé, a partir das 15h. O uso de máscara é obrigatório.

Caracas, Véi

Dias 10, 11 e 12 de setembro

Sexta às 19h, sábado às 20h e domingo às 15h

Entrada franca, exceto sábado (couvert R$ 10,00)

Setor L Norte, EQNL 2/4, Bloco B – Taguatinga/DF

Arte com doação de animais

Neste domingo, 12, a partir das 9 horas, acontece o Rockão, evento dedicado a bichos de estimação e seus donos com atrações artísticas variadas.

Entre as atrações da programação, que acontecerá durante todo o dia no Eixão Norte, estão: desfiles de pets, oficina de capoeira, feira de artesanatos, DJs Mari Caramelo, New Nay e Chris. Muita música com Saraní, Nano Dabio, Voltvandré, Dom Ticones e a Entidade, Jo Folk, Passo Largo, Debub, Cerqueira Brothers, Bruno Z e os Atlantas Colossais, Subinstante, Dimi, Barto Blues e Família, Alamô e Laura. E é claro, feira de doação de pets e de ração.

A edição de 2021 conta a parceria do Lar da Tata que organiza a ação de adoção de pets e recebimento de doação de ração para os animais que moram no lar, hoje com 36 cachorros e 48 gatos.

Apresentado pela Medical Imaging Solution, o evento conta com diversas parcerias: Eliane América, Cult22, Alternativa Popular FM, Motoclube Four Ever MC e Entre Conversas e Poesias.

Rockão

Dia 12 de setembro

Domingo, das 9h às 17h

Acesso livre

212 Norte - Eixão

Movimento Internacional de Dança


Espetáculo de dança O Homem na Prancha em cartaz nos dias 11 e 12 de setembro / Divulgação MID

Começou no dia 8 de setembro a sexta edição do Movimento Internacional de Dança (MID) com apresentações abertas no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) em Brasília e também online. A programação vai até o dia 12 de outubro.

Neste sábado (11), acontece às 20 horas a apresentação do espetáculo de dança O Homem na Prancha, no Teatro do CCBB. No domingo (12), a programação inicia a partir das 16 horas no Palco Aberto com coreografias e espetáculos de curta duração. Às 17 horas tem um aulão de Jazz Funk com Diego Lemos e às 19 horas nova apresentação de O Homem na Prancha, com transmissão também online.

A programação completa está disponível no site do MID.

MID

Sábado, 11 de Setembro

20h: O Homem na Prancha (Teatro CCBB)

Domingo, 12 de Setembro

16h: Palco Aberto - Coreografias e espetáculos de curta duração (Jardins CCBB / Transmissão Online)

17h: Aulão com Diego Lemos - Jazz Funk (Jardins CCBB)

19h: O Homem na Prancha (Teatro CCBB / Transmissão Online)

SCES, Trecho 2 - CCBB Brasília

Palco multicultural da diversidade


A artista Rosa Luz é uma das atrações do Festival Plural / Divulgação

No dia 13 de setembro começa a segunda edição do Festival Plural com shows, mostra de cinema, concurso fotográfico e atividades formativas enfatizando o respeito às causas LGBTQIAP+, totalmente online e gratuito.

Pautado no empoderamento das expressões de diversidade, luta contra LGBTfobia e educação para todas as pessoas, participam desta nova edição do Festival personalidades das artes e da política cuja atuação dialoga com movimentos contemporâneos de equidade de gêneros, democratização, pluralidade, respeito e reflexão.

O Festival é uma produção da Bloco B e Instituto Transforma, realizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal com patrocínio da Oi e apoio cultural do Oi Futuro.

Festival Plural

De 13 a 18 de setembro de 2021

Evento online gratuito

Canal do Festival no YouTube

Programação completa no site do Festival

Atividade formativa em Teatro de Sombras


Oficina será focada em criação e direção de números de teatro de sombras / Divulgação

Estão abertas até o dia 15 de setembro, as inscrições para a Oficina Práticas Possíveis de Criação em Teatro de Sombras Contemporânea pela Cia Lumiato em Planaltina-DF.

Focada em criação e direção de números de teatro de sombras para o ambiente virtual, a oficina será realizada de 20 a 24 de setembro e conduzida por Soledad Garcia e Thiago Bresani, diretores e sombristas da Cia Lumiato.

A oficina é voltada para estudante universitário, bonequeiro/a, ator, atriz, artista visual, educador/a e outro profissional interessado/a. e tem como objetivo oferecer conteúdos teóricos e referências poéticas para os participantes darem o pontapé na criação de suas próprias práticas no espaço virtual e a possibilidade de construção de pequenas cenas com teatro de sombras contemporâneo.

A Cia Lumiato é a primeira companhia a pesquisar, produzir e difundir o teatro de sombras na região Centro-oeste do Brasil. A atividade faz parte do projeto de Ocupação do Complexo Cultural Planaltina, com recursos do Fundo de Apoio à Cultura da SECEC DF.

Práticas Possíveis - Criação em Teatro de Sombras Contemporâneo

Até 15 de setembro

Evento virtual gratuito

Para se inscrever é necessário preencher o formulário.

Complexo Cultural de Planaltina/DF

Mostra de Cinema Luz da África

Vai até o dia 19 de setembro a Mostra de Cinema Luz da África, a programação apresenta filmes assinados por mulheres e premiados nas edições de 2017 a 2020 do NYAFF – New York African Film Festival, que acontece há 30 anos dando visibilidade ao cinema africano.

A mostra será exibida online, através do site. Cada filme será exibido virtualmente durante uma noite apenas, no período das 19h às 23h59. A mostra ainda terá rodas de conversas virtuais com cineastas e curadoras.

Segue em cartaz

Malacatifa - 12 formas de sonhar a praça

11 de setembro

Sábado, das 14h às 18h

Acesso gratuito

Praça da QE 17, Guará

Festival de Monólogos Sub Online

Dias 13, 15 e 17 de setembro

Segunda, quarta e sexta às 20h

Instagram do Subdulcina

Setor de Diversões Sul

 

*Ator, produtor e gestor cultural na V4 Cultural é colaborador do Brasil de Fato na editoria de Cultura

 

Edição: Flávia Quirino