Pernambuco

LUTA

Trabalhadores em educação se manifestam contra congelamento salarial da categoria em Pernambuco

Sintepe realizou assembleia e ato público nesta quinta (02); negociação com o governo ocorre na próxima quarta (08)

Brasil de Fato | Recife (PE) |
A assembleia geral da categoria e o ato público aconteceram em frente à Alepe - Tempus Comunicação

O Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco) realizou nesta quinta (02) uma assembleia geral com ato público em frente à Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe). 

A mobilização faz parte da Campanha Salarial Educacional 2021 e antecede a reunião que o sindicato terá com o Governo do Estado no próximo dia 8 de setembro.  Após a concentração e a Assembleia, a categoria seguiu em caminhada até o Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo.

"Temos atrasos de 2020 e 2021. Além do piso, nós precisamos reformular o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos. Os analistas recebem um salário de fome, pouco mais que o mínimo, os administrativos estão com um congelamento salarial de mais de dois anos e sem perspectiva de crescimento na carreira e os professores possuem um plano de carreira cheio de distorções. Chega de congelamento salarial e desvalorização profissional", destacou a presidenta do Sintepe Ivete Caetano.

Campanha Salarial 2021

Entre as pautas da Campanha Salarial Educacional 2021, alguns dos principais pontos é a atualização do Piso Salarial do Magistério na carreira, a valorização salarial para analistas e administrativos/as; reformulação do PCCV (Plano de Cargos Carreira e Vencimentos) e a garantia da vida e da saúde com mais recursos para o SASSEPE (Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Pernambuco) que hoje se encontra com problemas de repasse de recursos. 

A luta da categoria também pede a realização de concurso público para ampliação do número de servidores, mais democracia nas escolas e o pagamento das ações do IPSEP. "Não podemos mais permanecer com essa questão pendente, precisamos dos pagamentos dos Precatórios do FUNDEF, dos pagamentos das ações do IPSEP", discursou o vice-presidente, Ronildo Oliveira. 

Presente no ato, a deputada Teresa Leitão destacou que a pauta da Campanha Salarial Educacional do Sintepe 2021 e questões relacionadas ao SASSEPE já foram levadas para o Governo. "O Sintepe precisa ter uma resposta e eu informo que a pauta do Sindicato está na mesa de vários deputados e deputadas, da presidência da Alepe e do governador Paulo Câmara, onde eu tive a oportunidade de entregar em mãos o ofício do Sintepe com as reivindicações da categoria", afirmou Teresa. O Sindicato terá mais uma rodada de negociações com o Governo do Estado no próximo dia 8 (quarta-feira).

 

Edição: Vanessa Gonzaga