Distrito Federal

Agenda Cultural

Final de semana com programação cultural para todos os gostos

Mostra de cultura, shows e teatro são algumas das atividades que acontecem no sábado e domingo no DF

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Painéis foram pintados por sete diferentes artistas da região - Divulgação

A programação cultural em todo o Distrito Federal está efervescente. Em São Sebastião, 18 painéis pintados em muros formam uma verdadeira galeria a céu aberto. Para quem é fã de rock, tem festa virtual promovida pela Radioweb Cult 22, na noite de sábado e domingo.

No Centro Cultural do Banco do Brasil acontece até domingo a mostra presencial Luz da África, um festival com filmes de diretoras africanas e da diáspora, oficinas, apresentações musicais, roda de poesia e contação de história.

No sábado, 4, às 17 horas acontece a apresentação de poesia e música do Grupo Griot Legacy sobre "Conexões Poéticas à Sombra do Baobá", no Museu CCBB. No domingo, 5, a programação é ao ar livre, com contação de histórias africanas e oficina Bonecas Abayomi, a atividade acontece às 15 horas. A programação do dia, encerra com a exibição do filme "The Sound of Masks", às 19 horas, também ao livre. Para participar da programação deve-se retirar os ingressos no site.

De 6 a 19 de setembro, a programação vai apresentar filmes assinados por mulheres e premiados nas edições de 2017 a 2020 do NYAFF – New York African Film Festival, que acontece há 30 anos dando visibilidade ao cinema africano. A mostra será exibida online, através do site. Cada filme será exibido virtualmente durante uma noite apenas, no período das 19h às 23h59. A mostra ainda terá rodas de conversas virtuais com cineastas e curadoras.

 

Galeria a céu aberto

Inaugurada em agosto, a Rua das Artes Metamorfose é uma galeria de arte a céu aberto localizada no Setor Tradicional de São Sebastião. Nos muros estão expostos 18 painéis pintados por sete diferentes artistas da região e integrantes do fazem parte do Instituto Metamorfose – Cidadão com Profissão, sediado na mesma rua.

O projeto é do artista plástico autodidata Francisco Bastos da Costa, baiano radicado em São Sebastião desde 1993, mais conhecido como Chico Metamorfose. Com o objetivo de formar cidadãos por meio da arte e descobrir futuros talentos, o Instituto promove há 25 anos a inclusão social de crianças, jovens e adultos e aproximação da população local à arte e cultura.

A palavra Metamorfose surgiu em homenagem à história de vida do próprio Chico, simbolizando sua transformação e renascimento como cidadão. Além das aulas de pintura gratuitas, o projeto oferece jogos pedagógicos, biblioteca para leituras, projeto "Mala do Livro", da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, apresentação de música e capoeira.

Rua das Artes Metamorfose

Exposição permanente

Acesso gratuito

Rua 30-A, Lote 70

Setor Tradicional, São Sebastião/DF

 

Rock and Roll

Na noite deste sábado e domingo, dias 04 e 05 de setembro, tem música dedicada aos amantes do puro rock na Radioweb Cult 22.

Sábado tem a festa virtual Saturday Party com o melhor do Rock de Brasília dos anos 90, ao som dos DJs Alf Sá (Rumbora/Supergalo), Carlos Pinduca (Maskavo Roots/Prot(o)), Claudio Bull (Divine/Superquadra) e Giulliano Fernandes também conhecido coo Hopper (Low Dream).

E domingo tem uma viagem pelo rock independente de todo o mundo, apresentado por Gabriel Thomaz, em parceria com a Mutante Rádio de São Paulo, seguido de sons Gótico, pós-punk e anos 1980, darkwave e vertentes, com apresentação de Gustavo Lima, Mah Pimenta e Daniel Lansky.

Radioweb Cult 22

04 e 05 de setembro

Sábado às 20h e domingo às 19h

Evento online gratuito

 

Produção teatral luso-brasileira

 


Espetáculo terá única apresentação no domingo, 5 / Divulgação

Espetáculo “Tonha” da Companhia Evoé de Teatro de Portugal fará única apresentação neste domingo, dia 05 de setembro, no Teatro dos Ventos em Águas Claras.

Em um contexto histórico de exploração, “Tonha” retrata a vida do seringueiro, que sai de sua terra natal localizada no Nordeste do Brasil, em direção a tão sonhado e misteriosa Amazônia, com o intuito de ter uma vida digna através do trabalho com a seringa. Construído a partir da técnica do teatro físico com um tom intimista, com o intuito de contextualizar o panorama social da Amazônia, como reflexo do Brasil, um país de imensas riquezas inalcançáveis.

O monólogo é encenado pela atriz brasileira Catarina Cândida e escrito em parceria pelo português por Pablo Fernando, que também assina a encenação da obra. Catarina nasceu em Brasília, mas iniciou sua formação teatral aos 11 anos, em Rio Branco, no Acre. Aos 18 anos, retornou para Brasília, onde expandiu sua formação e aos 19 anos iniciou estudos em Artes Cênicas na cidade de Lisboa, Portugal.

Em função da pandemia do Covid-19, o Teatro dos Ventos está trabalhando com redução de público, com a disponibilização de apenas 35 lugares, sendo necessário fazer reserva antecipada do ingresso pelo telefone (61) 98161-3618.

Espetáculo Tonha

Dia 05 de setembro

Domingo, às 20h

Ingressos: R$ 20,00

Teatro dos Ventos

Rua 19 Norte, Duo Mall, Águas Claras/DF

 

Cinema da diversidade

 


Filme “Os últimos românticos do mundo” / Divulgação

O 6º Festival Internacional de Cinema LGBTI+ acontece de forma on-line e gratuita até o dia 08 de setembro, para celebrar as vozes LGBTI+ por meio de 20 produções audiovisuais de diferentes nacionalidades.

Serão curtas e longas de 16 países, e cujos temas passam pela descoberta da própria identidade, homofobia e transfobia, amor na terceira idade e luta pelos direitos das pessoas LGBTQIA+. Além dos filmes, a programação contará também com o Festival Curta Brasília, encontro online ao vivo com representantes dos curtas brasileiros “Os últimos românticos do mundo”, “Inabitáveis” e “Marie”.

O Festival é coordenado por diversas Embaixadas, em correalização da Delegação da União Europeia no Brasil e do Sesc São Paulo. Conta também com o apoio do Festival Curta Brasília e da UNAIDS.

6º Festival Internacional de Cinema LGBTI+

Até 08 de setembro

Evento online gratuito

 

Segue em cartaz

Malacatifa - 12 formas de sonhar a praça

04 de setembro

Sábado, das 14h às 18h

Acesso gratuito

Praça da QE 15, Guará

 

Festival de Monólogos Sub Online

Dias 06, 08 e 10 de setembro

Segunda, quarta e sexta às 20h

Instagram do Subdulcina

Setor de Diversões Sul

 

Espetáculo Coração de Campanha

04 e 05 de setembro

Às 20h

Sessões extras às 16h30

Teatro do CCBB

 

*Esta Agenda Cultural conta com a colaboração de Pedro Caroca - V4 Cultural

 

Edição: Flávia Quirino