Bahia

ASTROLOGIA

Lunação em gêmeos: dualidade não se sustenta a longo prazo

Iniciada no dia 10, lunação é marcada por Eclipse Solar e por polarização

Brasil de Fato | Salvador (BA) |
Foto da ilustração de Maurício Negro, retirada do Livro “Nós Uma Antologia de Literatura indígena’. - Divulgação

Céu e Terra se rearranjaram novamente no dia 10 de junho. Estamos agora em um novo ciclo. Gêmeos, diferente de touro, tem como uma de suas características a caminhada pela dualidade. Porém, o mapa desta Lunação, é marcado por um Eclipse Solar (quando o Sol fica obscurecido). Simbolicamente o futuro coloca na parede que esse ser dual não se sustenta a longo prazo.

Sinto os eclipses como linhas de tempos distorcidas, onde muita coisa se perde e se acha, quando compreendemos e/ou identificamos algo que antes não estava tão nítido. Não é apenas uma chave que vira, mas portas que se abrem e se fecham, onde uma luz se apaga para estremecer o chão que pisamos, quando dúvidas de certezas se tornam estranhamente comum, e emergem medos adormecidos ou que estávamos fugindo até o presente momento. Ainda que não tenha sido visível no Brasil, logo menos influente, é inegável o lugar por onde estamos conectados — Internet — condição que foi ampliada pela pandemia da covid-19.

No passado, eclipses sempre foram vistos como fenômenos assustadores e portadores de maus augúrios. Em especial temiam-se os ocultamentos do Sol, quando a luz do dia era subitamente substituída pelas trevas. Na medida em que representam uma ruptura com a ordem natural do cosmos, eclipses são associados com frequência a catástrofes, quebra de colheitas, guerras e epidemias. — Fernando Fernandes via site constelar.

O Eclipse ativa a casa 12, fazendo aspecto fluente com Saturno em Aquário, e o mesmo em tensão com Urano, faz emergir o que não estava tão visível, mas que são tão comuns em trocas que correm no Whatsapp. Saturno aponta Tempo para que o que precisa se revelar venha a tona.

Até onde as Fakenews podem chegar? Jornalistas sérios e comprometidos sendo perseguidos; esquemas fura filas para tomar vacina e distribuição mal feita via Governo Federal; Universidades servindo como base científica para provar por A + B  porque o governo Bolsonaro é irresponsável (Júpiter em peixes na casa 9, abre caminhos nesse sentido).

Dentro do universo da dualidade, Castor e Pólux (irmãos do mito do signo de gêmeos), Caim e Abel (mito cristão) e também Pokrane e Kren (mito do povo Krenak), são tensionados, cada dupla a sua cosmovisão, a existir apenas um, pois os dois são demonstração de desequilíbrio, a Floresta fica inquieta.

Ainda via simbologias, ampliando olhar sobre essa Lunação, dado movimento de nosso planeta, estamos a cada dia que passa acessando um processo dual de posições — polarização o nome disso. Durante esses 28 dias, o muro não será lugar, pois a dualidade não caminha de forma harmônica em um mesmo espaço. Ora nós somos uma coisa, ora somos outra. Mas sempre somos algo, pensamos de uma determinada forma, e podemos sim mudar sempre que acharmos viável e/ou insustentável se manter do mesmo jeito.

Diria Marighella “tomemos posição”.

No dia 11/06 Marte alterou de câncer para leão, encontrando neste signo um lugar onde o Ego é demonstrado muitas vezes de forma assertiva. Onde há palco estamos lá, porém, nem tudo que reluz é ouro, e Marte encontrará pela frente aspectos tensos com Saturno em aquário, esse irá apresentar limites/obstáculos, e a tensão dentro de nós estará entre tomar decisões precipitadas/imaturas pela urgência do ego, que grita quase sempre nos nossos ouvidos e coração, e a necessidade de tomar decisões amadurecidas pois elas influenciam diretamente no futuro. Um caminho de reflexão que pode ajudar é que conquistas sólidas vem com trabalho e tempo. Você saberá o que é para ser agora e depois, é só ser verdadeira consigo. Levem em conta aspectos sociais, condicionamentos e origens psicológicas de alguns comportamentos padrões, é hora de trazer para consciência alguns processos, e dar conta de girar a chave de verdade.

Vale aqui uma lembrança pequena, mas imensa no que diz respeito a sobrevivência, a partida do Leão Scarface, que faleceu no mesmo dia que Marte ingressou sua jornada no signo de leão. Astrologia tem disso, as vezes é literal que só. Scarface era habitante do Quênia, e tem uma história de morte e renascimentos interessante. Caso queiram pesquisar mais sobre ele para buscar forças, vale muito a pena!

No dia 14/06 os protagonistas do ano Saturno aquário e Urano em touro fazem aspecto exato de quadratura, e a Lua em leão encontra Saturno por oposição. O que forma nos céus uma grande figura chamada T-SQUARE /Quadratura T. Um momento de grande tensão, onde o planejado pode vir de forma densa, e a gente fica meio tensionado em seguir da mesma forma, nos mesmos moldes, mas ainda tendo que lidar com o objetivo, inclusive com a própria realidade pandêmica.

Dia 18/06 a Lua muda de fase, ingressando em virgem, marcando a fase Crescente. Na madrugada do dia 18 quem estiver acordada, cuidado para não querer fazer faxina e acordas vizinhes. Fase crescente fala de movimento, e virgem ama limpeza, essa junção nesta lunação, marcada pelo signo de gêmeos, impulsiona movimento de ajuste em tudo que é canto. Sabe aquele prego que você ainda não tirou da parede? — o movimento é de tomar providência. Tudo isso para ir preparando nossa chegada na Lua Cheia em capricórnio no dia 24/06, o mapa desta fase está parecendo um 'zig zag', e além da Lua e Sol, fazem oposição Vênus em câncer e Plutão em capricórnio, Marte e Saturno. Jogo de Luz e Sombra estará grosseiramente dado, logo é aproveitar para lidar com seus 'B.O.s' que sem dúvida vão surgir até essa Lua Cheia.

Antes da Lua Cheia o Sol chega em câncer dia 21/06, junto com ele, como de praxe, o Inverno, e a noite mais longa do ano. A sensibilidade se apodera da razão, e quem tiver costume de cultuar a segunda, bom se preparar para viver outros 'rolês'. Tem movimento de consciência bem bonito que a gente pode percorrer por este ciclo, vale trabalhar para romper com ideias limitantes que temos sobre poder analisar e sentir a realidade de outro jeito que não seja a ortodoxia da razão extrema, se manter assim é por si irracional.

Dia 23/06 a gente já acorda com Mercúrio em movimento direto, sendo dia 22 o fim da sua retrogradação. Porém não 'arreguem' ainda com as medidas protetivas práticas que a gente sempre faz nessas épocas. A sombra da retrogradação fica uns dias. No embalo de retrogradações quem ingressa neste movimento é Júpiter (20/06) e Netuno (25/06). Como vocês podem ver, esse 'troço' de retrogradação faz parte da rotina dos planetas, portanto sem desespero.

Perto da Lua Minguante em Áries, no dia 01/07, o planeta Vênus chega em Leão (dia 27/06), e quem está engaiolado na mente/corpo/ ou alguma situação que tem demonstrado limite, pode ficar balançada com esse trânsito. Até lá, faz uns exercícios que tenham relação com limpar, selecionar, ou banir o que não quer nutrir por ai. A Lua minguante com elemento fogo, nos concede a oportunidade de trabalhar com a transmutação — altere sua relação nuclear (não tem a ver apenas com família a ideia de núcleo) se assim for sua vontade, e é como diz um dos princípios da magia:
Faz o que tu queres, sem nenhum mal causar, inclusive a si mesma.

Abraços fraternos e boa lunação geminiana para nós.

Edição: Jamile Araújo