Paraíba

ANIVERSÁRIO

MTD completa 21 anos de história e marcou a data no bairro Colinas do Sul, em JP

Neste sábado, 22 de maio, o MTD reuniu lideranças para marcar seu aniversário e lançou os Agentes Populares de Saúde

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Aniversário do MTD, em Colinas do Sul, João Pessoa (PB). - Marcos Freitas

O Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD) está completando 21 anos de existência neste sábado (22) e para marcar a data, aqui na Paraíba, o bairro Colinas do Sul recebeu as lideranças do MTD para celebrar a importância do movimento. Para aproveitar esse momento, também foi lançado o projeto 'Agentes Populares de Saúde', aqui em João Pessoa, em parceria com a Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares de Saúde. O projeto tem por objetivo dá formação a lideranças em comunidades para que estas acompanhem esses locais dando informações e assistência relacionadas à saúde. Os agentes populares de saúde vão atuar nas comunidades do MTD.


Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares. / Marcos Freitas


Aniversário do MTD nas casas 410, no bairro Colinas do Sul, em João Pessoa (PB). / Marcos Freitas.

As lideranças do MTD, entre elas Suely Tabajara, cantaram "quem deu esse nó não soube dá. Esse nós está dado e eu desato já. Desenrola essa corrente, deixa o povo trabalhar". Como não poderia deixar de ser, a bandeira do Fora Bolsonaro também esteve presente.


Nacionalmente, o MTD também lançará o Manifesto Nacional por Trabalho Digno, com o tema “Sem trabalho digno, não há país, não há esperança, não há futuro". O movimento reivindica do Estado a construção de um plano de criação de empregos, pontos populares de trabalho, o fim da retirada de direitos trabalhistas, e mecanismos de inclusão de homens e mulheres no mercado de trabalho.

 


Aniversário do MTD, em João Pessoa. / Marcos Freitas

:::: Coluna MTD | A fome e o vírus não esperam: auxílio emergencial e vacina já! ::::

Assim como outros movimentos populares durante este período de pandemia, o MTD, através da Jornada de Luta por Trabalho Digno, realizou atividades de solidariedade e formação durante o mês de maio, como: entrega de alimentos para para famílias em situação de insegurança alimentar; formação de turmas de Ensino de Jovens e Adultos com trabalhadoras de serviço doméstico; formação sobre a precarização do trabalho e lançamento de cozinhas comunitárias geridas por mulheres das periferia.

Edição: Heloisa de Sousa