Minas Gerais

DENÚNCIA

Jornada de Combate ao Racismo começa com homenagem a Bob Marley

De 11 a 16 de maio, ações da Convergência Negra terão festival, ato inter-religioso e conversas com líderes políticos

Belo Horizonte | Brasil de Fato MG |

Ouça o áudio:

Bob Marley, ícone político-cultural da luta contra o racismo, faleceu em 11 de maio de 1981 - Desenho: Johnatan Robert

De 11 a 16 de maio, terça a domingo, acontecem diversas ações que marcam o dia 13 de maio como Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo. A “Convergências das Lutas de Combate ao Racismo no Brasil”, a Convergência Negra, começa a jornada nacional com um festival em homenagem aos 40 anos sem Bob Marley, nessa terça (11) às 18h30.

A jornada terá um ato inter-religioso no dia 13 de maio, quinta-feira, que deve acontecer em diversas cidades. Em Belo Horizonte, acontece às 17h na Praça Afonso Arinos. As ações reivindicam “Vacina Já”, auxílio emergencial de R$600,00 e “Fora Bolsonaro”. Os atos também relembrarão a chacina de Jacarezinho, que aconteceu no Rio de Janeiro na última semana e matou 28 pessoas.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

História do 13 de maio

Além das atividades públicas, a jornada pretende trilhar o caminho iniciado pelo movimento negro brasileiro na década de 1970. Foi quando a pretensa abolição da escravidão, assinada pela Princesa Isabel no dia 13 de maio de 1888, começou a ser questionada, transformando-se no Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo.

Jornada terá ato inter-religioso no dia 13 de maio, às 17h na Praça Afonso Arinos em BH

“Surge da iniciativa política do movimento negro brasileiro em denunciar a farsa da democracia racial e a existência do preconceito, da discriminação e do racismo existente no Brasil”, escreve a Convergência Negra em nota. O objetivo da jornada é intensificar o debate sobre as condições de vida da população negra e as desigualdades raciais no Brasil e no mundo.

Encontro com parlamentares e governadores

Como parte da programação, a Convergência Negra convoca conversas com diferentes representantes políticos e de governos. São esperados para esses encontros deputados federais, senadores, governadores do Nordeste, presidentes de partidos do campo democrático e lideranças da Frente Brasil Popular, Povo sem Medo e centrais sindicais.

Hoje, a coordenação da Convergência Negra é composta por Associação Brasileira de Pesquisadores Negros, Agentes de Pastoral Negros do Brasil, Coletivo Nacional de Entidades Negras, Círculo Palmarino, Coordenação Nacional de Entidades Negras, Movimento Negro Unificado, Rede Quilombação, União Nacional LGBT e União de Negros e Negras pela Igualdade.

Programação completa da Jornada Nacional de Combate ao Racismo:

Dia 11 de maio
A partir das 18hs30: Festival em homenagem a Bob Marley, aos 40 anos de sua morte, ícone político-cultural da luta contra o racismo morto em 11 de maio de 1981. Acesse pelo Zoom, clique aqui.

Dia 12 de maio
Das 19h às 21h: Encontro da coordenação da Convergência Negra com lideranças das Frentes Brasil Popular e Povo sem Medo e as centrais sindicais.

Dia 13 de maio
Ato inter-religioso: Mobilizações e debates com a participação da coordenação da Convergência Negra, intelectuais negros e outros setores, e atividades culturais negras das regiões, com transmissão por veículos de comunicação de nossas organizações (Instagram e face book) e de redes sociais parceiras. Tema: Os significados da abolição e os impasses e desafios da luta de combate ao racismo.

Dia 14 de maio
Das 19h às 21h: Encontro da coordenação da Convergência Negra com a Bancada Antirracista do Congresso Nacional.

Dia 15 de maio
Das 15h às 18h: Encontro da coordenação da Convergência Negra com o Consórcio de Governadores do Nordeste e governos do campo democrático e popular de outras regiões. Tema: as políticas de promoção da igualdade racial implementadas nesses governos.

Dia 16 de maio

Das 15h às 18h: Encontro da coordenação da Convergência Negra com presidentes nacionais de partidos do campo democrático e popular. Tema: As políticas de combate ao racismo nos partidos do campo democrático e popular.

Edição: Elis Almeida