Rio Grande do Sul

SAÚDE MENTAL

Encontro de redes vivas aquece a resistência na construção do cuidado em liberdade

II Encontro de Redes vivas, quentes e afetivas em saúde mental ocorre de forma remota nos 26, 27 e 28 de abril

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Inscrições estão abertas até domingo (25) - Divulgação

Em sua segunda edição, o Encontro de Redes vivas, quentes e afetivas em saúde mental ocorre de forma remota nos 26, 27 e 28 de abril de 2021. Seu objetivo é tecer a saúde mental na defesa do cuidado em liberdade, do Sistema Único de Saúde, da vacina para todas e todos, da educação pública e da democracia.

Além de aquecer as redes de resistência na construção do cuidado pautado na liberdade, democracia e dignidade humana, o evento busca fomentar práticas de cuidado de si, do outro e coletivo em saúde mental. E tensionar e desconstruir as concepções hegemônicas sobre o sofrimento psíquico e as formas de atenção, enfrentando os manicômios mentais e sociais impostos pelo capitalismo.

O evento integra o Plano Regional de Saúde Mental que abrange 22 municípios da Região Extremo Sul do Rio Grande do Sul, Quadriênio 2020-2023. É promovido pela Associação de Usuários/as dos Serviços de Saúde Mental de Pelotas (AUSSMPE), a Coletiva de Mulheres que Ouvem Vozes (CMOV), o Grupo de Pesquisa em Enfermagem em Saúde Mental e Coletiva da UFPel, o Grupo Autônomo de Articulação em Saúde (GAAS) e o Coletivo Povaréu Sul – Arte, Saúde e Educação Popular.

As inscrições do evento seguem abertas até domingo (25) e podem ser feitas pelo formulário neste link. A inscrição tem o valor de R$ 30,00 para profissionais, comunidade, familiares e acompanhantes. Para estudantes, o valor é R$ 20,00 e expertises por experiência/usuários são isentos. Para validação das inscrições, deve ser feito o envio do comprovante de pagamento e atestado de matrícula (se estudante) para o e-mail [email protected]

“Somos diariamente ameaçadas e ameaçados pelo governo genocida que arrasta o Brasil para a entrega das maiores riquezas, às custas da classe trabalhadora deste país. Importa registrar ainda, nesse contexto, o cansaço, adoecimento e retirada de direitos das equipes de saúde no front do cuidado, das pessoas, como a tentativa de desmantelamento do SUS, intensificado pela insegurança gerada devido a demora para viabilização das vacinas e negligência quanto ao auxílio emergencial, que reflete diretamente na saúde e saúde mental da comunidade em geral”, explica a organização do encontro.

Programação

26/04/2021

14h às 16h - Conferência de Abertura
Redes de cuidado: A potência das redes instituídas e instituintes na pandemia

18:30h às 20:30h - Continuação da Conferência de Abertura
Redes de cuidado: A potência das redes instituídas e instituintes na pandemia

27/04/2021

14h às 16h - Rodas de conversa
- Eixo 1 - Arte, Poesia, Amor e Saúde Mental
- Eixo 2 - Abordagens em Saúde Mental
- Eixo 3 - Marcadores sociais e violência;

28/04/2021

14h às 16h - Rodas de conversa
- Eixo 4 - Redes, Educação Popular, Políticas Públicas de Proteção Social;
- Eixo 5 - Saúde Mental Infantojuvenil;
- Eixo 6 - Educação e Saúde Mental - articulações necessárias em SM para acolher a comunidade da educação básica à universidade;
- Eixo 7 - As grupalidades na produção de afetos, cuidado e subjetividades;

18:30h às 20:30h - Encerramento - Partilha de Práticas de Cuidado


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira