Minas Gerais

COVID

Artigo | Quantos mais?

Não devemos seguir comprometidos com as políticas que visam exclusivamente o mercado

Belo Horizonte | Brasil de Fato MG |
"Já está virando rotina os noticiários sobre as mortes aumentando em nosso estado. Minas Gerais virou um celeiro da covid-19" - Créditos da foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Já está virando rotina os noticiários sobre as mortes aumentando em nosso estado. Minas Gerais virou um celeiro da covid-19. O que o governador e os deputados estão esperando? Os números e as condições dos leitos cada dia mais escassos e insumos no fim exigem que Minas decrete um lockdown estadual por pelo menos cinco dias. A onda roxa não foi capaz diminuir o contágio e muito menos aliviar o sistema de saúde.

Há necessidade e urgência do governador Romeu Zema reunir com prefeitos, empresários, CDL, representantes das igrejas, deputados, representantes da saúde e da educação, multinacionais e empresas estatais presentes no estado afim de construir uma frente ampla e eficaz de combate a covid-19.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

É urgente a tomada de medidas que tirem Minas Gerais da lista dos estados brasileiros que estão em situação crítica. Para isso é necessário que todos os envolvidos sejam capazes de abrir mão dos seus interesses particulares e traçar um plano estadual forte e com resultados.  

Já sabemos que o lockdown representa solução eficiente no curto prazo. E somado ao Plano Nacional de Imunização, que aos poucos vai alcançando os mineiros com mais de 60 anos nos 853 municípios, pode trazer dias melhores para o estado.

Minas Gerais é um estado com histórico de luta por liberdade e justiça, por isso não devemos seguir comprometidos com as políticas que visam exclusivamente o mercado.

Flavia Roberta Martins é estudante de história e ex-secretária de Movimento Popular do Partido dos Trabalhadores de Betim

Edição: Elis Almeida