Pernambuco

SOLIDARIEDADE

No Recife, campanha Marmitas Solidárias completa um ano com distribuição de alimentos

Ação é parte do Mãos Solidárias, que articula movimentos, sindicatos e entidades em várias ações de solidariedade em PE

Brasil de Fato | Recife (PE) |
O Mãos Solidárias teve início com o projeto “Marmitas Solidárias”, organizando a distribuição de refeições para as pessoas em situação de rua do Recife - Mãos Solidárias

Nascida no contexto de pandemia, a campanha Marmitas Solidárias completa nesta semana um ano de atividades, somando mais de 500 mil marmitas distribuídas para as pessoas em situação de rua do Recife. Nesta quarta-feira (17), serão entregue dezenas de marmitas em celebração de 1 ano do projeto, às 14h, no Armazém do Campo do Recife. A ação é uma iniciativa da Campanha Mãos Solidárias, que é organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), junto com diversos outros movimentos populares, e nasceu no Armazém do Campo do Recife, meio aos primeiros casos de Covid-19 no Recife, em Março de 2020.  

:: Receba notícias de Pernambuco no seu Whatsapp. Clique aqui :: 


Logo no início, a campanha conseguiu arrecadar e organizar a distribuição diária de mais de 1500 pratos de comida. Com o decorrer da pandemia, o Marmitas Solidárias passou a entregar as marmitas semanalmente, aos sábados, por conta do fluxo de doação de alimentos e recursos. Agora, com o decreto do governador Paulo Câmara, que instaura uma quarentena mais rígida para diminuir a propagação do vírus, o Mãos Solidárias vai reforçar as distribuições das marmitas para dois dias na semana, quartas e sextas, a partir desta quarta-feira (17).


Para Paulo Mansan, da coordenação estadual do MST, o momento de alta de casos de infecção e morte pela covid-19 exige a retomada da união em prol da vida. “Estamos passando por um momento delicadíssimo da pandemia e, como sabemos, isso influencia diretamente a vida do povo. Com a fome de volta, o desemprego em alta, temos que trabalhar em conjunto com todas e todas para salvarmos vidas. E comida é o básico para a sobrevivência”, ressalta. 


 A campanha também está com inscrições para voluntários que queiram se somar nas atividades, tanto de produção e distribuição das marmitas, quanto na distribuição e nos cuidados com a saúde. Quem quiser doar, pode deixar alimentos não perecíveis no Armazém do Campo ou fazer doações em dinheiro para a conta disponibilizada pela campanha:

 
Associação da Juventude Camponesa Nordestina – Terra livre
Banco do Brasil
Agência 0697-1
Conta Corrente 58892-X (outros bancos, substituir o X por 0)
CNPJ 09.423.270/0001-80

Edição: Vanessa Gonzaga