História

Alegria, liberdade e subversão: histórias e transformações do carnaval no Brasil

Apesar da dimensão pagã na atualidade, o carnaval tem origem nos ritos de passagem do calendário cristão

Ouça o áudio:

carnaval
A junção de ritmos, estilos e gerações faz parta da dinâmica nas ruas e na história do carnaval - Jan Ribeiro/ Secult PE/Fundarpe

Todo país possui sua festa oficial. Para nós, brasileiros, a celebração que acontece em todo território, é o carnaval. Momento de alegria, liberdade e inversão de papéis.

Mas o que sabemos sobre a história dessa festa tão familiar? Que diferentes expressões ganharam no país e qual sua importância para pensar o Brasil hoje?

Apesar da dimensão pagã na atualidade, o carnaval tem origem nos ritos de passagem do calendário cristão.

Por estar na semana que antecede a quaresma - período de jejum e disciplina -, ele seria o momento de celebrar os excessos do corpo.

:: Com carnaval cancelado, prefeituras organizam ações para inibir blocos clandestinos :: 

No Brasil, as primeiras manifestações foram do entrudo, uma festa espontânea, importada de Portugal, em que os grupos marginalizados, principalmente negros escravizados, saíam às ruas para brincar e sujar as pessoas.

Para Roberto DaMatta, um dos principais estudiosos do tema do país, aí já ocorria o que se tornou uma das principais marcas do carnaval brasileiro: a vontade de subversão de um sistema hierárquico, fortemente pautado pela escravidão.

"É um ritual de inversão, que vira de cabeça pra baixo a sociedade. E quando você tem a possibilidade de uma igualdade radical, uma igualdade humana, a igualdade de festejar e de ser feliz. Então, a gente é feliz por três, quarto dias e depois volta a dureza da vida", comenta DaMatta

:: Confira quais capitais brasileiras cancelaram o ponto facultativo no carnaval :: 

Considerado muito brutal pelas elites, a folia de rua passou a ser censurada e duramente reprimida. Foi quando ganharam espaço os desfiles de carnaval, - organizados pelo poder público-, e os bailes luxuosos em clubes fechados, inspirados nas festas principalmente de Nice e Paris, na França. 

Porém, a alegria e vontade de subversão continuaram acontecendo, mesmo que às margens. Em Salvador, na Bahia, os blocos criados a partir da cultura ancestral africana, que deram origem ao afoxé, são exemplos claros dessa resistência. 

No Recife, Pernambuco, o frevo criado a partir da mistura com outra prática censurada, a capoeira, também foi marca da persistência do carnaval livre e popular.

:: No interior pernambucano, suspensão do Carnaval impacta trabalhadores da cultura :: 

Uma das mantenedoras dessa tradição é Gabriela Lima de Carvalho, passista de frevo e integrante do grupo Arte e Folia, que trabalha com estudo de cultura popular em Recife.

Ela acredita além de um dos principais marcos identitários do país, que o Carnaval continua sendo uma das melhores maneiras de que organizar a alegria e combater  a opressão, principalmente frente aos desafios de hoje.

"Esse é um lugar político, né? De subverter mesmo, de resistência. Porque a alegra é necessária. Precisamos da alegria para poder sobreviver. Então, para para mim isso é o frevo. Essa forma de poder se organizar diante toda essa opressão  contra o povo negro, o povo indígena, as mulheres, a todos os LGBTQI+", afirma a passista.

:: Radinho BdF dá dicas para curtir o carnaval em casa :: 

Roberto DaMatta concorda. Para ele, não há nada mais potente do que a alegria e o riso dos marginalizados, contra aqueles que violentam e oprimem.

"Não tem nada mais sério neste mundo do que os rituais nazistas e fascistas. Absolutamente é sincronizado, aquela massa humana funcionando como engrenagem de guerra. O carnaval é exatamente o oposto. O fascista não aguenta o riso", finaliza o antropólogo.

Edição: Douglas Matos