Bahia

CANDOMBLÉ

Oba L'Okê 360°: tour virtual aproxima as pessoas e o candomblé

Projeto permitirá visita 360° em terreiro e contará com a divulgação de empreendedores negros

Brasil de Fato | Salvador (BA) |
“O Obá L’okê vem cumprindo um papel decisivo na luta de enfrentamento e empoderamento dos negros e negras ao longo de sua existência", afirma Vilson Caetano.. - Jamile Coelho

O Ilê Oba L’Okê lança, nesta quinta-feira (28), o “Oba L’Okê 360°”, site no qual será possível realizar um tour virtual pelo terreiro, localizado em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador. Realizado em parceria com a Estandarte Produções, o projeto foi contemplado no Edital Bahia Década Afrodescendente – Edição 2020, promovido pelo Governo da Bahia através da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial. 

Além do tour virtual com vista em 360°, contará com catálogo virtual para divulgação de empreendedores negros, estante virtual e curso de marketing digital. O curso é uma das ações complementares do Obá L’okê 360°, voltado para empreendedores negros, e as aulas serão realizadas do dia 28 à 31 de janeiro.

A data do lançamento foi escolhida em virtude do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa no Brasil - 21 de janeiro, instituído pela Lei n° 11.635/2007, em homenagem à Mãe Gilda, Yalorixá do terreiro Axé Abassá de Ogum, vítima fatal das consequências do racismo religioso em 2000. Data simbólica para as religiões de matrizes africanas, que dialoga perfeitamente com os trabalhos desenvolvidos pelo terreiro, pela SEPROMI e por todos aqueles comprometidos na manutenção e promoção da cultura afro-brasileira, combate ao racismo,  a intolerância religiosa e desigualdade de gênero. 

De acordo com Vilson Caetano, Babalorixá do Ilê Oba L’Okê, um dos objetivos do projeto é estreitar a relação entre as  pessoas e as religiões de matriz africana, e, ao mesmo tempo, ajuda no enfrentamento ao racismo que gera ódio e a intolerância com as suas expressões. “O Obá L’okê vem cumprindo um papel decisivo na luta de enfrentamento e empoderamento dos negros e negras ao longo de sua existência. Desta forma, abrir a casa de forma virtual através de uma ação inédita é ao mesmo tempo contribuir com a consolidação dos elementos negro africanos no Brasil. É também uma maneira das comunidades terreiros se reinventarem neste novo contexto de pandemia”, afirma Vilson.

O lançamento do projeto acontece às 19 horas, em formato de live, e contará com a participação de Fabya Reis, Secretária da SEPROMI;  Vilson Caetano, Babalorixá, escritor e antropólogo; Jamile Coelho, cineasta e fundadora da Estandarte Produções; e Rodrigo Siqueira, artista plástico, ilustrador e cenógrafo, Axogun do terreiro e autor das obras das obras que compõem o acervo arquitetônico e artístico do Ilê Obá L´Okê.

SERVIÇO
Lançamento do site Obá L’okê 360°
Quando: 28 de janeiro de 2021
Horário: 19 horas
Local: Página do Facebook 

 

Edição: Elen Carvalho